Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 06, no auditório da União dos Municípios da Bahia – UPB, em Salvador a Convenção Municipal do Partido Democrático Social – PSD-BA. O ato político contou com a presença de filiados de Salvador e de todo estado da Bahia, presidente estadual da legenda o senador Otto Alencar e o presidente nacional Gilberto Kassab. Bastante assediado compôs a mesa de trabalho o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Junior, ele que foi anunciado como novo filiado da legenda.
O ato foi municipal, mas ganhou uma dimensão estadual e nacional pela presença dos principais lideres do partido tendo inclusive contado com a presença dos senadores Angelo Coronel e Jaques Wagner (PT), deputados estaduais e federais e prefeitos de todas as regiões do estado.
O prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da UPB Eures Ribeiro falou o que muitos queriam ouvir, o desejo de lançar a pré-candidatura de Otto ao Governo em 2022. Eures ignorou a presença do senador Jaques Wagner que também já foi citado como um dos nomes a pré-candidatura a sucessão de Rui Costa.
Ribeiro aproveitou para ‘rasgar’ elogios a Wagner e disse que tem saudades da sua gestão, e o colocou como um dos maiores governadores da Bahia.
Wagner ao fazer uso da palavra pregou humildade, elogiou Otto Alencar político que praticamente estava inativo e ele trouxe de volta e teve como seu vice-governador. Wagner disse também que vai manter a forte aliança PT e PSD agora em 2020 e 2022.
O deputado Alex da Piatã também citou que em suas andanças é bastante questionado se o candidato é realmente Otto Alencar e mais uma vez o público presente não escondeu a euforia.
Rui Costa em missão internacional não esteve presente e foi representado pelo governador em exercício João Leão que falou e deixou o evento.
O presidente Kassab foi prudente, ao invés de citar nome, citou nomes, segundo ele o futuro governador estava ali entre Wagner, Otto e Coronel.
Prudente também esteve Otto que se limitou a pedir que todos os municípios os diretórios se organizem para futuras prestações de conta do partido, criticou bastante o governo de Bolsonaro com os cortes de verbas das universidades, reforma da previdência que segundo ele não significa melhorias para o povo humilde e trabalhador, e colocou como exemplo a reforma trabalhista que foi aprovada e o resultado é um país com 13 milhões de desempregados.
Esteve presente na convenção o prefeito de Alagoinhas Joaquim Neto que na próxima sexta-feira, irá se filiar ao PSD e o ex-deputado estadual Augusto Castro que deixou o PSDB e ingressou no PSD. Augusto é pré-candidato a prefeito de Itabuna.
Mas um dos pontos altos do evento foi o discurso do vereador Edvaldo Britto que se prontificou a ser o candidato a prefeito de Salvador pela legenda.
Redação CN