A Secretaria Municipal de Educação do município de Valente, realizou na noite de sexta-feira (17), um grande evento no auditório da Escola Comunitária Abelha Encantada onde contou com mais de 300 pessoas, envolvendo professores, coordenadores pedagógicos, gestores e alunos.Participaram também a secretária municipal de educação do município, Fabiana Gordiano, as professoras formadoras da rede estadual Maura Miranda e Vilma Cristina, além de outros convidados.
O evento teve como objetivo sensibilizar os profissionais de educação e refletir sobre a complexidade das relações humanas nos tempos atuais e os desafios da educação para proporcionar aprendizagens socioemocionais.
A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) coloca a necessidade de o estudante aprender a cuidar da saúde física e do equilíbrio emocional. O que a BNCC diz: “Conhecer-se, aprecia-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas”.
Foi nessa linha em que a palestrante Janaina Alcântara falou durante 1 hora, com o tema “Aprendizagens socioemocionais: um desafio na escola da vida”, sobre a saúde emocional do profissional de educação, o ambiente da escola e a sala de aula impactado pela estabilidade emocional do professor, já que o impacto não fica somente dentro dos muros da escola, toda vida do professor é atingida pelo seu esgotamento.
A noite foi abrilhantada também pela Orquestra Santo Antônio, de Conceição de Coité, recorrendo a música instrumental clássica encantando a platéia que interagiu acompanhando a execução de algumas músicas com um coral.
Encerrando a noite com muita amor e esperança, aconteceu o lançamento do livro Fotopoesia, de Bismark Araújo, que faz parte do projeto Retratos da Esperança e que retrata em suas fotografias a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Para cada imagem do livro há uma poema da autoria de Gildeone dos Santos Oliveira. O projeto marca e transforma a vida das pessoas construindo casas e despertando nelas o amor ao próximo, a esperança e a fraternidade.
CN