Com a aproximação do pleito municipal de 2020, as especulações em torno da formação das chapas começam se desenharem. Na região do Sisal, especificamente em Conceição do Coité, não é diferente. E foi esse um dos assuntos mais indagados ao líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã, durante entrevista à Rádio Continental de Serrinha na última sexta-feira (7). O político demonstrou total confiança no prefeito Assis (PT) e depositou no petista toda a articulação pela sucessão local.
Apesar da intenção do partido de formar o maior número de candidaturas possíveis em todo o Estado, Alex reiterou a liderança de Assis, a unidade do grupo e a condução do atual chefe do Executivo em toda a movimentação da chapa governista coiteense.
“Nós temos uma aliança em Conceição do Coité com o PT. Temos uma liderança com o prefeito Assis, e nós o respeitamos muito e entendemos que desde a eleição de 2010 e, principalmente, de 2012 quando saímos vitoriosos e na época eu era vice dele, e depois reeleitos com Val [esposa] vice, isso tem dado certo. Temos nomes, mas apesar de entender essa estratégia a nível de Estado, o PSD de Coité vai respeitar essa liderança do prefeito Assis e ele, pelo brilhante trabalho que tem feito como gestor, por sua liderança política é quem vai conduzir essa questão da sucessão no município de Coité”, garantiu o Alex.
O deputado também afirmou sua participação na articulação como um apoiador. “Da nossa parte, nós enquanto deputado estadual e liderança local, vamos ajuda-lo nessa decisão e a condução que ele tomar vamos ajudar e apoiar para que da melhor forma possível possamos ter uma chapa competitiva e engajada com esse projeto quem tem dado certo na cidade”, afirmou.
Sobre nomes naturais surgidos durante o processo de discussão, visto que a esposa do deputado, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social do município, Val, tem sido frequentemente lembrada na ‘bolsa das apostas’, Alex, apesar de não citar o nome dela, preferiu não abordar o assunto.
“Eu sei da ansiedade de todos, de muitos que estão nos ouvindo agora… O povo gosta tanto que já queria a chapa pronta pra já começar a mobilização. Mas está cedo. Não é o momento agora. Não podemos deixar de fazer gestão para fazer política. O brilhante trabalho de Assis e sua liderança política lhe dá credibilidade para que possa conduzir isso e essa condução ficará a cargo dele e sob a liderança dele e estarei lado a lado”, reforçou.
A discussão de 2020 deve esquentar em Coité a partir da segunda metade do segundo semestre. No bojo da formação da chapa, além de Val, outros nomes têm surgidos como o do médico Enéas Araújo (PT) que, anteriormente já ensaiou uma candidatura a deputado estadual; e dos vereadores Danilo Ramos (PT) e Betão Gordiano (PT), ambos ex-presidentes da Câmara, secretária de Educação Perpétua Sampaio. Também do sindicalista rural Urbano Carvalho. E, apesar de possuir mandato de deputado até 2022, o próprio nome de Alex não é descartado do contexto, apesar do mesmo negar contundentemente uma possível candidatura.
[poll id=”16″]