Prefeitos de vários municípios baianos, principalmente aqueles considerados de menor porte, nos últimos anos têm procurado formas mágicas para driblarem as dificuldades, atenderem as recomendações do Tribunal de Contas e Ministério Publico quando as despesas com festas juninas.
A forma encontrada pelos gestores tem sido a antecipação das comemorações para garantirem preços mais baratos das atrações, iluminação, palco, a exemplo de Nova Fátima no território da Bacia do Jacuípe que comemorou 30 anos de emancipação política e administrativa na quinta-feira, 13/6 e fez uma festa simples para a data numa parceria com uma emissora de rádio, no fim de semana passado comemorou o São João.
O mesmo acontece com São José do Jacuípe que promove mais um Arraiá do Cabral junto com a festa de emancipação política também completou 30 anos. O evento acontecerá neste sábado e domingo 15 e 16 de Junho, na Praça da Matriz, e contará com o forró dos artistas Marlus Viana, Alex Ronaldo, Brankinho, Junior Forró Moral, Wagner Silva, Bia Alves, Roger Rocha, Diney Lopes e Weverson Oliveira, podendo haver atrações surpresas. Ainda na Bacia do Jacuípe Capela do Alto Alegre que comemora o São João junto com Santo Antônio seu padroeiro.
No território do sisal São Domingos que completou 30 anos de emancipação no dia 13/6 comemorou com Tayrone e até o próximo domingo continuam os festejos. Tayrone também se apresentou em Teofilândia que festejou Santo Antônio padroeiro.
O Município de Nordestina antecipa o São João para este fim de semana, mas não é para comemorar junto com emancipação que acontece dia 9 de maio e nem com o padroeiro, o próprio São João, porém inciou os festejos no dia 12 pelo povoado Jacu e vai até 12 de julho em varias comunidades rurais.
As cidades do Território do Sisal que comemoram a festa e padroeiro, além de Nordestina, tem Quijingue e Barrocas.
Redação CN