O Município de Valente comemorou nesta segunda-feira, 12, 61 anos de emancipação política e administrativa e para marcar a data foi celebrada uma missa em ação de graças na igreja matriz, presidida pelo padre Aroldo Carneiro e que contou com um grande número de pessoas e lideranças políticas da cidade.
A cidade de Valente tem uma história bonita. No começo do século XX, era uma imensa fazenda de gado. A origem do nome “Valente” deu-se por causa de um boi que desgarrou-se do rebanho e morreu afogado ao cair dentro de uma cacimba, que passou a ser chamada de Caldeirão do Boi Valente. Assim, mudaram o nome da fazenda para “Boi Valente”, e em 12 de agosto de 1958, quando o povoado, pertencente a Conceição do Coite, virou cidade, foi abreviado para “Valente”.
O “Caldeirão do Boi Valente” ainda resiste ao tempo, e está localizado numa propriedade particular, próxima ao centro da cidade. Atualmente, no calçadão, no centro da cidade, a história está resumida em uma pedra. No local encontra-se o primeiro imóvel comercial construído na cidade, quando ainda era vila.
O boi que originou a cidade também foi desenhado no portal que foi inaugurado no último sábado.
Festa profana
A Prefeitura promoveu na noite de domingo, 11, uma grande festa na Praça da Jazida. A programação contou com apresentações musicais de diversos estilos, porém, a novidade em eventos públicos municipais, ficou por conta do cantor de reggae Isaque Gomes, com participação do seu pai Edson Gomes, ícones brasileiros, quanto ao estilo musical apresentado. E a dupla – filho e pai – fez jus à expectativa do público, realizando um dos melhores shows, segundo os foliões! A festa considerada muito tranquila, pacífica e muito alegre, sem quaisquer intercorrências que ameaçassem a ordem e a segurança públicas.
O prefeito Marcos Adriano, demonstrou-se bastante satisfeito pelo sucesso, mais uma vez, dos eventos realizados em sua gestão, através da Secretaria de Administração, cujo responsável é o secretário Tássio Miranda, bem como demais servidores e colaboradores que contribuíram para o sucesso do evento, o qual o gestor municipal avaliou como fantástico e inesquecível.
“É uma grande alegria para mim, enquanto gestor público e para todos nós valentenses, poder comemorar o aniversário de Valente em grande estilo, oferecendo ao público atrações festivas dignas do nosso povo, valorizando a cultura e as peculiaridades de cada um, levando alegria e amor através da música. Parabenizo Valente, minha terra, nossa terra, pela passagem dos seus 61 anos e desejo a todos os meus concidadãos, cada vez mais, dias de glória, grandes realizações, saúde e progresso. Esta terra é linda, querida e acolhedora. Que sejamos cada dia mais felizes vivendo aqui!”, finalizou.
Vale ressaltar que a festa antes de acontecer viveu um clima tenso quando um blogueiro escreveu um texto com criticas a contratação do cantor Edson Gomes e chegou a afirmar que o bolo comemorativo aos 61 anos estaria ‘recheado de maconha’, e que Valente no domingo dia 11 seria a ‘capital da maconha do sisal’.
O prefeito Marcos Adriano não escondeu a sua revolta e chegou a comentar em público durante a abertura da 10ª Feirafes – Veja
A Associação Leões do Sisal também divulgou nota de repúdio contra blogueiro – Veja
CN | Ascom PMV