Circulou na manhã desta sexta-feira, 30, em redes sociais um vídeo onde aparece vários homens tentando colocar uma grande pedra na carroceria de uma caminhonete, cujo brilho tem característica de algum tipo de pedra preciosa.
O Calila Notícias recebeu de um jornalista de Salvador o vídeo e o áudio de homem informado que a pedra tinha sido encontrada à beira de um rio na cidade de Nordestina e as pessoas que tinham encontrado são da cidade de Santaluz.
O homem que narra o áudio disse que “a firma (empresa) aqui botou trezentos milhões em dinheiro, é a conversa que está aqui na cidade e disse que não quiseram não. Mas é só o que comenta na cidade é isso, uma pedra gigante que acharam, é diamante puro”, finaliza o homem.
O CN ao tomar conhecimento manteve contato com a Lipari Mineração, empresa que atua na cidade de Nordestina ainda pela manhã e a informação era de que não tinha conhecimento do fato, no inicio da tarde nossa redação recebeu uma nota oficial da Assessoria de Comunicação da Lipari que pode ser lido na íntegra a seguir:
NORDESTINA, BAHIA, 30/08/2019 – A Lipari Mineração informa que teve conhecimento de um vídeo sobre suposta descoberta de determinado minério por garimpeiros na região de Nordestina via aplicativo de mensagens WhatsApp, compartilhada de forma aleatória e sem identificação de fonte, local outro ponto que assegure a veracidade do conteúdo. Isto significa dizer que a empresa teve acesso ao vídeo de forma viral, a exemplo de outros vídeos que circulam livre e informalmente via internet.
Independentemente de qualquer veracidade e circunstância, torna-se necessário esclarecer que é inverídica a informação contida no citado vídeo de que a empresa fez oferta para comprar o mineral, que aparentemente trata-se de quartzo, não diamante, foco do negócio da companhia.
Sendo assim, em tempos de fake news e disseminação de boatos, a empresa reafirma mais uma vez seu compromisso social com a informação verdadeira.
Por Ariluz Fernandes