Depois da forte mobilização dos trabalhadores de Correios de todo Brasil a greve que já entra no oitavo dia, pode se encerrar nesta terça-feira (17/09). A decisão será tomada em assembleias realizadas em todo país. Em Salvador será na Praça da Inglaterra, às 19h.
No dia 12/09, a direção da ECT entrou com pedido de dissídio, mas não apresentou nenhuma proposta para a categoria. Durante a reunião, o Ministro do TST, Maurício Godinho, solicitou o não desconto de dias de greve até o julgamento, marcado para 2 de outubro. Mas os representantes dos Correios disseram que não estavam autorizados a assinar ou aceitar nada.
Frente ao impasse, o Ministro apresentou uma proposta de conciliação que consiste em:
● Suspensão da greve o mais rapidamente possível, fixando-se como prazo máximo, para sua deliberação, dia 17/09/2019 (terça-feira), data em que estão marcadas assembleias da categoria em todo o país, nas bases dos Sindicatos filiados à FENTECT e FINDECT;
● Manutenção de todas as cláusulas do ACT atual e do Plano de Saúde, conforme o existente em agosto, até a data do julgamento do dissídio pelo Tribunal, que é no dia 02 de outubro de 2019 – Proposta condicionado ao retorno da categoria ao trabalho até as 22hs do dia 17/09;
● Em avaliação de liminar da ECT, o Ministro afirmou que se trata de greve em atividade essencial, e que portanto 70% de serviços e trabalhadores deverão estar em atividade (no geral, e não por unidade de trabalho, como queria a ECT).
Assembleia para continuidade ou não da greve às 19h na Praça da Inglaterra – Comércio (Em frente aos Correios).
Fonte: Assessoria