A Apple substituiu o Google na primeira posição do ranking das 100 marcas de tecnologia mais valiosas de 2019, publicadas pela Kantar e Wpp, umas das maiores agências de publicidade do mundo.
O Google ocupa o segundo lugar, perdendo a primeira posição com um valor de marca de 309 bilhões de dólares, enquanto a Apple está mostrando aos consumidores que vai muito além de seus dispositivos inteligentes.
Por meio das novas ofertas de transmissão de TV online, assinatura de notícias e serviços de jogos, além do lançamento de um cartão de crédito com marca compartilhada, a Apple está expandindo seu crescente ecossistema tecnológico, dando a tônica do caminho a ser seguido pelas empresas de tecnologia nos próximos anos.
A Microsoft (terceira na lista com 251 bilhões de dólares) cresceu 25% em valor da marca após o lançamento de uma nova gama de serviços para consumidores profissionais, que visa proporcionar maiores benefícios de economia de tempo. O Facebook (quarto colocado com 159 bilhões de dólares) subiu apenas uma posição, mas diminuiu seu valor em -2% em meio às preocupações com a privacidade que afetaram a confiança do consumidor. No entanto, como a maioria das marcas de tecnologia, mostrou grande resiliência graças ao grau de imersão de seus consumidores em seu ecossistema.
Embora as marcas chinesas não tenham sido afetadas pelas questões de privacidade, algumas foram afetadas pela intervenção do governo. A Tencent (quinta na lista, avaliada em 130 bilhões de dólares) também caiu no ranking, diminuindo -27% seu valor de marca após restrições impostas à receita de jogos online.
No entanto, as receitas de publicidade e computação em nuvem compensaram esse déficit, juntamente com a inclusão de seus negócios de música na Bolsa de Valores de Nova York no final de 2018.
Enquanto outras plataformas de mídia social enfrentam desafios em termos de confiança, o Instagram (12ª posição com 28,2 bilhões de dólares) é a imagem do sucesso. Com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, a marca evoluiu rapidamente de um aplicativo de compartilhamento de imagens a plataforma digital desejada por marcas e criadores.
Com um grande número de recursos adicionais adicionados ao longo de 2018, incluindo compras, televisão e bate-papo por vídeo, o Instagram sobe oito posições no ranking de tecnologia, aumentando seu valor de marca em 95%, o que também a torna a marca com o maior crescimento do ranking BrandZTM das 100 marcas mais valiosas do mundo.
China muda o cenário competitivo
A Xiaomi, um dos muitos recém-chegados que mostra um bom valor de marca e um forte potencial de crescimento, se junta aos já estabelecidos pioneiros da tecnologia chinesa, como Alibaba, Tencent e Huawei. A maior parte da receita da companhia vem da linha de telefones celulares Xiaomi, smartphone número um na Índia e na Espanha, onde a marca iniciou seu forte movimento na Europa.
Fonte: Unsplash.com