Pelo menos quatro nomes vinham sendo cogitados para concorrer ao cargo de prefeito de Serrinha pelo Partido dos Trabalhadores – PT, Sandro Magalhães, vereador Nininho e Lucas da Chicabana, este último ainda não se filiou, mas é uma figura muito próxima do líder maior do partido no município, o ex-prefeito por dois mandatos seguidos e eleito deputado estadual Osni Cardoso.
Em uma reunião na residencia de Gika Lopes no dia 13 de julho com a principais lideranças e a ‘companheirada’ definiu o nome dele como pré-candidato pelo partido em 2020. Vale lembrar que Gika foi eleito vice-prefeito na chapa com Osni Cardoso em 2012. Dois anos depois candidato a deputado estadual e conseguiu uma das 63 cadeiras, e cumpriu o mandato até 31 de dezembro de 2018.
Na ocasião de reunião Gika disse que “é necessário que tenhamos união e fortaleçamos o nosso partido para termos pré-candidaturas que apresentem a sociedade um projeto político de desenvolvimento e que de fato atenda as necessidades do povo serrinhense. O apoio a nossa pré-candidatura vem também da vontade popular de retomar um projeto de crescimento e devolver a esperança de dias melhores para nossa cidade”.
Na última quarta-feira, 25, ele pegou muita gente de surpresa que anunciou que não vai concorrer à prefeitura de Serrinha nas eleições de outubro de 2020. Sem entrar em detalhes, o petista alegou “motivos pessoais” para a desistência, que foi comunicada ao partido no último sábado (20). “Estou desistindo de concorrer a qualquer cargo, tanto o de prefeito como o de vice”, disse ele em entrevista a uma rádio local.
Outro fato que chamou a atenção foi o deputado Osni Cardoso que jamais tinha cogitado a possibilidade de voltar a disputar a prefeitura, pelo menos neste momento, não descartar a hipótese de concorrer ao cargo do executivo de Serrinha, isto ele revelou numa entrevista na quarta-feira, 25, ao BNews em Salvador.
Veja a íntegra da carta aberta divulgada por Gika
Carta aberta aos companheiros e companheiras do PT, amigos e toda à sociedade Serrinhense
Na vida política sabemos o peso de dizer NÃO, principalmente quando afeta a vida de pessoas que nos dedicamos e amamos. Durante toda a minha vida eu sempre busquei as práticas do respeito e da verdade. Na política não foi diferente, nunca destratei e persegui ninguém, mantive sempre o diálogo e, sobretudo, tentei fazer o melhor que eu pude para honrar os mandatos ao qual fui eleito pelo povo.
Tudo que eu consegui foi com muito trabalho, sai da roça, de uma borracharia, para ser vice-prefeito de Serrinha e deputado estadual. Não consegui tudo isso sozinho, foi graças ao apoio de amigos valorosos, em especial dessa militância retada do PT, partido onde me encontrei politicamente e tenho imenso orgulho e respeito.
Como todo político recebo muitas criticas e sempre busquei aprender com cada uma delas, ouvindo e refletindo sobre cada opinião, característica fruto dos ensinamentos do meu pai e de minha relação de amizade com meu grande amigo Sidel, homens que muito admiro.
O meu mandato como deputado foi uma grande experiência para minha vida pessoal e política, fui votado em mais de 200 cidades baianas, mas, ainda assim, busquei priorizar Serrinha e trazer coisas boas para nosso povo. Foram ambulâncias, tratores, ônibus escolar, viaturas, políticas de fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária, extensões de rede de água, policlínica do Sisal, recuperação de estradas, materiais esportivos, valorização da nossa cultura, entre outras ações que foram conquistadas com muito esforço por meio de um mandato popular e de luta.
Agora, com toda a clareza, tomei a decisão sobre o futuro da minha vida política, NÃO serei candidato a prefeito de Serrinha, mas permanecerei participando ativamente da vida pública serrinhense. Aproveito à oportunidade para me desculpar com aqueles que depositaram seus sonhos em minha pré-campanha, e sobretudo, agradecer. Obrigado a minha família, minha esposa Virland e meus filhos por todo cuidado e amor. Aos amigos pelo respeito e confiança, ao meu partido pelo apoio de sempre, e principalmente ao companheiro Osni Cardoso, essa grande liderança de Serrinha e região. Juntos, somos um grande time, e as nossas vitórias comprovam a nossa força.
Acredito na renovação! Temos tanta gente boa, tantos jovens carregando sonhos, esperanças e projetos de transformação. Eu, Gika Lopes, o Bezerrão, continuarei seguindo em frente com minha ousadia, determinação e alegria de sempre. Por isso tenho firmeza da minha decisão. Que não me nega a uma vida de atuação política, e principalmente, as minhas lutas em defesa do meu partido e do povo serrinhense. Agora me somo a essa força que vem do povo, essa força que será capaz de verdadeiras revoluções em Serrinha.
A todos e todas que acreditam em mim, muito obrigado.
Sigamos juntos e firmes. É para seguir em frente, com alegria.
Gika Lopes