Foi aberto nesta sexta-feira, 15, e prossegue até domingo, 17, o II Festival de Campismo de Conceição do Coité, cujo acampamento acontece no Parque de Exposições da cidade. O evento reúne aventureiros da Bahia e de outros estados, e os visitantes podem conhecer verdadeiras casas sobre rodas, isso mesmo, veículos tipo Kombi, van, micro-ônibus, trailer e até caminhonete adaptados para servir como residência.
O Calila Notícias esteve no local e pôde conhecer a história de aventureiros, a exemplo do policial Civil de Aracajú-SE Alberto Mesquita que segundo ele nos dias úteis cumpre o oficio na capital sergipana, mas nos finais de semana e feriadões é pé na estrada acompanhado da esposa na sua Kombi adaptada.
“Ano que vem devo me aposentar e sairei sem destino mundo à fora”, afirmou Mesquita, que disse que esse tipo de aventura vem desde criança quando era escoteiro e já fazia acampamento. Ele apresentou ‘sua casa’ ao CN conforme vídeo abaixo.
Se Mesquita está contando os dias para se aposentar e ‘ganhar o mundo’, isso já vem sendo feito há mais de um ano pelo casal José Antônio e Lucimara que antes de assumir de vez a casa sobre rodas residia em Cordeirópolis e completou um ano fora, justamente em Coité, segundo Antônio, está há duas semanas em solo coiteense, mas deixou o interior paulista em 13 de novembro de 2018 e de lá para cá vive essa aventura de cidade em cidade.
José Antônio é aposentado, ele disse ao CN que a ideia de viver essa aventura surgiu desde os anos 1980, sonhava ter um motorhome (veículo de maior porte) “mas quando vi que produzido no Brasil era muito caro, preços relativos ao valor de uma casa, esse sonho ao longo do tempo foi se perdendo. Há cerca de um ano e meio ela [esposa] olhando um canal do Youtube esbarrou no canal de viajantes usando uma Kombi e ai ela me mostrou no formato ‘mine motorhome’ eu gostei da ideia e reacendeu o projeto, adquiri a Kombi e eu mesmo comecei adaptar”, disse José enquanto se preparava para tomar o café.
Ele disse que tem dois meses viajando somente em território baiano, antes de chegar em Coité passou por Cruz das Almas e Distrito de Humildes em Feira de Santana. Disse também que tinha Salvador como destino, mas soube deste Festival em Coité e resolveu participar. O casal revelou que tem filhos e todos são casados, mas mantém contato com eles diariamente.
O Festival de Campistas tem a organização do Aventureiros do Sertão sob a coordenação de Deny Cleide. Ela reside em Coité e também possui uma ‘casa sobre rodas’ uma Kombi que viaja na companhia do esposo Paulo Enselmo tendo viajado pelo litoral, Chapada Diamantina e alguns encontros tipo este que organizou.
Ela lembrou que a cultura no Sul e Sudeste do Brasil é muito forte e entendeu que o Nordeste deveria ganhar força no campismo, “e resolvemos promover o primeiro festival em Coité no ano passado onde reunimos 22 motorhome somente através de grupos de internet e este ano tem mais que o dobro de participantes”, garante Deny.
A programação deste sábado começa as 08h com um café partilhado;
Das 09h às 12h – Exposição de Arte;
12h – Churrasco Aventureiro [junta panela];
15h – Bingo beneficente;
20h – Apresentações musicais
- Fernanda Santos
- Bruno Silva