O ano de 2019 é para ser esquecido pelo Vitória, fracassou no campeonato baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil e por pouco não amarga a queda para a série C do Brasileiro, tendo ficado durante quase toda competição na parte baixa da tabela e varias entradas e saídas no Z4, até que chegou o treinador Geninho que conseguiu encontrar um time ideal pelo menos para não cair para terceira divisão.
Na tarde deste sábado, 30, na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B o Leão recebeu o Coritiba apenas para cumprir tabela, pois, não almejava nada mais e também não havia nenhuma possibilidade de queda, em contrapartida o Coxa Branca ainda jogava suas últimas fichas para garantir uma das duas vagas restantes, mas para isto precisava apenas de um empate, mas levou um susto quando levou um gol nos acréscimos do primeiro tempo e reagiu bem no segundo e virou o jogo por 2 a 1.
O jogo
O Coxa começou com mais posse de bola e teve ótima chance aos 13 minutos, quando Robson saiu na cara do gol, mas Martín Rodríguez fechou o gol. A resposta do Vitória foi imediata, com Baraka perdendo livre na área. Os mandantes passaram a assustar mais e chegaram em chutes de Eron e Romisson. Com o passar do tempo, as defesas prevaleceram, e a etapa inicial foi ficando morna. Só que, nos acréscimos, Eron descolou ótimo passe para Anselmo Ramon, que saiu na cara do gol e precisou de duas chances para abrir o placar.
Segundo tempo
Em busca de pelo menos um empate, o Coritiba saiu mais para o jogo e colheu os frutos. Antes, Serginho mandou uma bomba e exigiu boa defesa de Martín. Na sequência, Felipe Gedoz também parou em Muralha. Só que, aos 15, o Coxa empatou. Robson cruzou rasteiro, e Wanderley se esticou todo para completar para o gol. O Vitória até equilibrou as ações, mas só ameaçou na bola aérea. E o Coxa aproveitou uma dessas saídas para virar com Wanderley – ele recebeu de Juan Alano e chutou na saída do goleiro. Virada heróica e decisiva. O Coxa é Série A.
A virada serviu para confirmar um acesso sem muitos sustos, até porque os rivais diretos, América-MG e Atlético-GO, não venceram. Com isso, mesmo se perdesse, o Coxa subiria. O time de Jorginho terminou em terceiro, com 66 pontos. Já o Vitória – que não brigava por mais nada – finalizou a competição em 12º, com 45 pontos.
O Leão teve 11 triunfos, 12 empates e 15 derrotas. Marcou 42 gols e sofreu 48, saldo – 6. 39,5% de aproveitamento.