A cidade de Feira de Santana foi a primeira da Bahia a ter caso confirmado do Novo Coronavírus, o segundo e o terceiro também foi registrado por lá, e diante desta realidade a população está em pânico e já é visível a queda do movimento em vários setores públicos, como pode ser visto nesta fotografia da funcionária do IF Baiano de Irecê Edite Barros de Oliveira que está aguardando o horário do embarque ao lado de sua mãe Francisca Barros.
Segundo a servidora já esteve várias vezes na rodoviária, mas nunca viu movimento tão baixo de passageiros e admite que talvez seja o medo do Coronavírus. Ainda de acordo com Edite, aproximadamente 60 pessoas aguardavam o horário para embarcar até por volta das 20h30.
“Hoje peguei um transporte por aplicativo e a motorista me disse que costuma fazer em média 35 corridas/dia, e que hoje fez apenas 17, ou seja, redução de cinquenta por cento”, contou a passageira ao CN enquanto aguarda o ônibus para Irecê.
Bahia confirma 14 casos do Novo Coronavírus
Um paciente de 72 anos, residente em Salvador, é o 14º caso confirmado de coronavírus (Covid) na Bahia. Ele tem histórico de viagem recente ao estado de São Paulo e atualmente encontra-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato.
De janeiro até às 17 horas desta terça-feira (17), a Bahia registrou 671 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 14 confirmados nos municípios de Salvador (5), Feira de Santana (5), Porto Seguro (3) e Prado (1). Outros 252 foram descartados e 405 aguardam análise laboratorial.
De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “até o momento, todos os casos confirmados no estado foram importados ou possuem transmissão familiar, o que é uma situação diferente da encontrada em São Paulo, onde já existe transmissão comunitária, assim chamada quando as equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais”.