A Secretaria de Saúde da Bahia segue com problemas para medir a temperatura de passageiros que chegam do Rio de Janeiro ou São Paulo no aeroporto de Salvador. Na manhã desta quinta-feira (19), com a presença do secretário Fábio Vilas-Boas, os agentes foram barrados pela Anvisa na área de desembarque.
Com o impedimento, o secretário fez reclamações e alertou para a ausência de perigo na ação, que visa identificar possíveis casos do novo coronavírus. Vale ressaltar que o país vem sofrendo com a pandemia e os casos aumentam a cada dia.
“Viemos ontem aqui ao aeroporto pela manhã junto com a administração do aeroporto e a Anvisa local. Credenciamos a equipe da secretaria que ia trabalhar no aeroporto e ontem à tarde quando íamos abordar o primeiro avião, houve uma determinação da Anvisa para que fossem cassados os crachás e a entrada foi proibida no desembarque interno, onde iriamos abordar os passageiros para a simples aferição da temperatura. É uma ação inócua, não traz riscos e lamentavelmente a Anvisa não permite”, disse.
“Não há justificativa técnica, operacional. Isso não vai atrasar o desembarque das pessoas. Os pacientes com febre vão ser isolados até que o resultado saísse. Seria um benefício para o estado da Bahia e estamos sendo proibidos. Estamos vendo uma total falta de proteção”, completou.
Segundo o Bahia Notícias, também nesta manhã, o governador Rui Costa reclamou do impedimento e indicou que iria acionar a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para buscar uma liminar que permita as medições.
Ação da Sesab no aeroporto é barrada pela Anvisa na manhã de hoje. pic.twitter.com/9tW3IXxvkd
— BN Saúde (@bnsaude) March 19, 2020