Vazou na tarde deste domingo, 22, um áudio onde o governador Rui Costa (PT), por telefone, conversava com a secretária de Saúde do Município de Entre Rios, Michele Monteiro, e no diálogo ele questionava sobre um médico com diagnóstico de coronavírus que teria prestado atendimentos, além de Entre Rios, nas cidades de Cardeal da Silva, Esplanada, Acajutiba e Catu.
No áudio deixa transparecer que o governador pensou que o médico tinha atendido em alguma unidade de saúde da rede pública, no entanto, Michele afirmou que o mesmo atendeu em uma clínica particular e que a direção não queria ceder os nomes dos pacientes que foram atendidos, das funcionárias e das pessoas que tiveram contatos. “A Clinica está colocando vários empecilhos para fornecer”, disse secretaria.
O governador mandou avisar que se a direção da Clinica não mandar a relação das pessoas que tiveram contato com o médico, ele iria mandar a vigilância sanitária fechar o estabelecimento e que iria requisitar administrativamente a Clínica. Rui pediu a secretária que fosse a rádio convocar às pessoas que foram atendidas por esse médico para se dirigirem a Secretaria de Saúde. Ouça a conversa abaixo
O médico teve o diagnóstico confirmado em Salvador, após exame no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA)”, explica o comunicado do governo.
O governador Rui Costa revelou que entrou em contato por telefone com diversos gestores municipais para garantir que todas as pessoas que tiveram contato com o médico infectado, incluindo os funcionários das clínicas, sejam rapidamente localizados e colocados em quarentena, para evitar a disseminação da Covid-19 no Litoral Norte.
Comunicado de grande importância.
A Secretaria de Saúde do Estado acabou de receber informação da Dires de Alagoinhas, de que o médico Eduardo Santana Ribeiro, que fez ultrassonografia nos municípios de Cardeal da Silva, Entre Rios, Esplanada, Acajutiba e Catu, deu resultado positivo para Coronavírus. Por esse motivo, todos os pacientes e servidores que tiveram contato direto com ele precisam ficar em casa de quarentena. As estradas serão fechadas e o comércio também. Fiquem em casa.
A vigilância epidemiológica do município já está entrando em contato com todos os pacientes atendidos por esse médico. Essas pessoas que foram atendidas por esse médico deverão ficar em casa juntamente com a sua família por um período de 14 dias.
Assessoria jurídica divulga nota sobre o ocorrido
Na manhã desta segunda-feira, 23, foi enviado uma nota a imprensa sobre o que aconteceu, após a repercussão do áudio do governador vazado conversando com a secretária de Saúde. Conforme nota da Secretaria do Estado e da Regional de Saúde de Alagoinhas enviadas ao CN, nossa redação recebeu também a nota da assessoria do médico que pode ser lida na íntegra.