O vereador José Robson Duarte Cunha, mais conhecido com Zé de Zely, depois de 12 anos filiado ao MDB deixou o partido e migrou para o PODEMOS. A mudança segundo o Calila Notícias apurou foi após ele receber a proposta de ser o candidato a vice-prefeito na chapa que deverá ser encabeçada pelo ex-prefeito Ubaldino Amaral (DEM) numa coligação na majoritária entre os dois partidos. Mesmo filiado ao MDB, Zé de Zely tinha uma tramitação fácil com o PSD, partido que tendenciava se filar no período da “janela” que encerra neste sábado, 04.
Vereador por três mandatos, Zé de Zely em 2012 manteve uma posição pública pela cassação do então prefeito Ubaldino Amaral, e do seu vice, Eduardo Cedraz por captação e gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral ao comprar cinco mil camisas e distribuído para os munícipes, o que ocasionou seu afastamento e a inlegibilidade e do vice-prefeito. Na ocasião Zé de Zely presidiu a eleição indireta no mês de agosto que elegeu Agnaldo Oliveira (PT), então presidente da Câmara, como prefeito até dia 31 de dezembro no mesmo ano apoiou Ismael Ferreira (PT) que saiu vencedor.
Em 2016 Zé de Zely apoiou a chapa encabeçada por Ismael Ferreira (PT) que tentou a reeleição, mas foi derrotado pelo atual prefeito Marcos Adriano (PSDB) detalhe: Zé de Zely fez uma campanha sem subir no palanque, pois, apoiava Ismael Ferreira, enquanto seu partido MDB, apoiava a chapa contrária e não quis correr risco por ser enquadrado na pratica de infidelidade partidária.
A última aparição em público do vereador em ato político foi no dia 14 de fevereiro, quando confirmou seu apoio a candidatura da oposição neste ano 2020. A mudança de partido visa ingressar no grupo político que ele sempre combateu.
Outro fato curioso, de modo especial voltado para o Distrito de Valilândia onde reside Zé de Zely é que lá também mora o vereador Lomanto Queiroz (PSDB) seu tio. Lomanto rompeu com o atual prefeito Marcos Adriano e se esperava os dois juntos politicamente pela primeira vez, mas Zé de Zely com essa proposta vai se confrontar com o tio novamente, agora em palanques opostos. E pra acirrar ainda mais a disputa, Zé de Zely disse que não apoiará Lomanto para reeleição de vereador, porque quer como ‘herdeiro de seus votos’ João José, morador da mesma comunidade onde moram.
A comissão provisória do PODEMOS novo partido de Zé de Zely é formada por cinco membros e é presidido por Alicio Silva da Cruz Neto, na vice-presidência, Agustinho Ferreira de Souza, secretária Miriam Santos Cunha, tesoureiro Raul Mota Simões Ferreira e Rufino Viana de Araújo Santos.
Marcos Adriano ainda não se posicionou oficialmente sobre reeleição
O atual prefeito de Valente, Marcos Adriano, está no seu primeiro mandato, caso não haja nenhum impasse na justiça o mesmo poderá concorrer a reeleição, publicamente não se fala nisso, no entanto comenta-se que o mesmo tem dito que não pretende sair candidato, por outro lado, Ubaldino Amaral que na ocasião que governou o município nomeou Marcos como secretário de Educação, está com ‘os pés na estrada’ visando encabeçar a chapa e já quer garantir também seu futuro companheiro de chapa.
Redação CN