Depois de três meses quando foi assinado o primeiro decreto com medidas visando evitar a contaminação pelo novo Coronavírus com toque de recolher, fechamento do comércio, proibição de eventos religiosos e esportivos, feira livre, entre outros que promovam aglomeração de pessoas, jamais conseguiu o objetivo de manter as pessoas em casa. A maior parte do tempo o comércio de produtos não essenciais esteve mais fechado que aberto, mas por outro lado, o comércio de alimentos, bancos e correspondentes com pagamentos dos mais diversos benefícios, promoviam grandes movimentos nas ruas e nos estabelecimentos, de maneira que foi bastante questionado a suspensão das atividades em decreto se aglomeração continuava acontecendo.
Diante da grande presença de pessoas nas ruas de Coité a cidade alcançou nos últimos dias, no máximo, metade da taxa ideal de isolamento social que é monitorado diariamente pela Plataforma InLoco e publicado no site da Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia – SEI. O Calila Notícias acompanha diariamente o mapa com as taxas de isolamento e Coité jamais passou de 35% quando o ideal é 70%, por sinal nenhum município alcançou 60%.
Para se ter uma ideia da taxa de isolamento, a média de todo estado é em torno de 45%. A divulgação do mapa desta quinta-feira, 11, refere-se ao movimento de ontem (10). Apenas 6, dos 417 municípios do estado passaram dos 50% e outros 6 com as piores taxas, dentre eles Retirolândia no território do sisal (28.6%) e Nova Fátima no território da Bacia do Jacuípe (29.5%).
Conforme o vídeo abaixo, Coité pode ter registrado o dia de menor movimento nas ruas desde o início da pandemia, feriado de Corpus Crhisti, sem abertura do comércio geral incluindo bancos e correspondentes, funcionando apenas postos de combustíveis e farmácias a TV Calila registrou quantidade minima de pessoas andando pelo centro da cidade.
Vamos aguardar a divulgação da taxa de isolamento em Coité amanhã do que foi registrado hoje