O rompimento de Vanessa Reis, coordenadora do CRAS, Raul Andrade, psicólogo que trabalhava no CAPS, da assistente Social Taiza Andrade e da profissional de Educação Física Maria Edivânia, que atuavam no NASF, com o grupo liderado pelo prefeito Manoel Messias, “Sorria”, e consequentemente aderirem a pré-campanha do petista Fábio José Reis de Araujo, mais conhecido como Binho de Alfredo, provocou uma carreata com som, buzinaço, fogos de artifício e muita fumaça em meio à pandemia do novo coronavírus na noite de segunda-feira, dia 06, na cidade de Fátima, município localizado no território Semiárido Nordeste II.
Toda essa movimentação se deu após a publicação nas redes sociais onde cada um justificou suas razões para os pedidos de demissão. Vanessa Reis: “Comunico a todos que a partir de hoje, dia 06, me desligo da função que ocupo na coordenadoria do CRAS Isaura Borges e do vínculo com a Prefeitura Municipal de Fátima. Sou extremamente grata pelo riquíssimo aprendizado e aproveito para agradecer aos que verdadeiramente valorizaram o meu trabalho. Sei que estes reconhecem a minha contribuição. Não é sobre ganhar ou perder. É sobre reconhecer os equívocos e ter coragem para mudar. É sobre recomeçar e reinventar caminhos sempre. É sobre ser Livre!”“. Mais que uma justificativa, foi um sincero desabafo”, escreveu Vanessa Reis.
O psicólogo Raul Andrade seguiu o protocolo e disse foi enriquecedor fazer parte da implantação de dois serviços tão importantes para Fátima (CREAS e CAPS), “onde tive a oportunidade de aprender e evoluir com as atribuições. Esclareço que os motivos que me levaram ao pedido de desligamento são estritamente pessoais.”
A Assistente Social Taiza Andrade deixou claro que a motivação foi política. “Mais um ciclo se fecha. Há 06 anos e 07 meses atuei como Assistente Social do NASF, mas a vida nos impõe a fazer escolhas e hoje pedi demissão da minha função”
Taiza disse que sua família optou pelo PT e que irá acompanhar. “Nesses anos de trabalho fiz amizades que, tenho certeza, levarei por toda vida. Vínculos que vão além de escolhas partidárias! Equipes NASF e ESF, tenho muito respeito por todos vocês”, concluiu Taiza.
Por fim, Maria Edivânia, profissional de educação física do NASF, disse que tem muito respeito e carinho por toda equipe, mas tinha condição de continuar.
O ato político promovido pelos militantes petistas provocou aglomeração nas principais vias, conforme é visto em imagens compartilhadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens.
Enquanto os petistas comemoraram a adesão destas quatro pessoas, duas, ligadas diretamente a Secretária de Saúde e as outras a Secretaria de Assistência Social divulgava o boletim da COVID-19, no qual chamava atenção para o décimo sexto caso positivo para o vírus no município e reforçava as orientações para evitar aglomerações e pedia para as pessoas ficassem em casa. Recentemente Manoel Messias assinou um decreto com diversas determinações restritivas para a população e o comércio.
O Calila Noticias tentou um contato por telefone com o prefeito ‘Sorria’ mas que atendeu foi uma pessoa que se identificou com Júnior, na se de da Prefeitura de Fátima, disse que o prefeito não estava, mas confirmou o ato político pelo grupo que o chamou de “Liso”, que apóiam o PT, cujo pré-candidato é Binho de Alfredo, saíram às ruas contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde, que prega o isolamento como a melhor forma de evitar a propagação do COVID-19. Binho de Alfredo não foi localizado pelo CN.
Em Fátima a eleição deste ano será disputada pelos mesmos candidatos do pleito de 2016, ou seja, por Sorria, atual prefeito, que deixou o PP e migrou pra o PSB e Binho de Alfredo, que permaneceu no PT. Sorria obtive 50,11% dos votos (5.854) e Binho 48,89% dos votos (5.600).