O coiteense Vandick que foi para Belém do Pará em 2001 jogar pelo Paysandu e se tornou um dos maiores ídolos da torcida do “Papão do Curuzu” tendo ajudado na maior conquista da história do clube, a Copa do Campeões em cima do Cruzeiro com três gols dele, titulo que levou o bicolor a Copa Libertadores da América de 2002, encerrou a carreira e continuou servindo ao Clube, ao mesmo tempo que ingressou na política e se elegeu vereador em 2004 pelo PP, hoje chamado Progressistas, em 2008 conseguiu a reeleição e repetiu o feito em 2012, tri-eleito.
No entanto em 2016 quando foi para a quarta disputa ele trocou a PP pelo PSB e a coligação não lhe favoreceu e acabou ficando de fora, mesmo tendo mais votos que 11 dos 35 eleitos.
Vandick disse ao Calila Notícias que reconhece que a troca de partido foi um erro. Mesmo tendo uma votação superior a de onze eleitos foi minha pior votação, mas tem uma explicação. Como eu mudei de partido e a campanha foi de apenas 45 dias, não tive como passar o número novo pra os eleitores e muitos votaram no número antigo”, lamentou Vandick.
“Estou de volta ao PP onde me elegi duas vezes. Vamos colocar na majoritária com o PSD e indicaremos o vice. Vou tentar meu quarto mandato como a proposta que sempre priorizei o esporte através de quatro escolinhas de futebol que eu tinha aqui em Belém, porém sempre me preocupei com saneamento básico e saúde”, disse.