Em alusão ao Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio, diversas campanhas e atividades são realizadas em todo o Brasil, com objetivo de conscientizar e alertar para um tema de grande importância. Nesta quarta-feira (23) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e os mais diversos grupos de bike existentes em Queimadas, realizaram o 1º Pedal pela Vida.
O evento que teve início ás 08h na Praça Everaldo Procópio de Oliveira, e contou com a participação de dezenas de ciclistas que percorreram as principais avenidas da cidade, utilizando camisetas e balões amarelo simbolizando a prevenção ao suicídio e a valorização a vida.
Para Emanuel Lírio professor e ciclista, o ciclismo além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de atividade física, também melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral, proporcionando saúde mental aos praticantes.
A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Fabiane Ribeiro que participou de todo trajeto comentou sobre a importância de promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio. “O suicídio é um problema de saúde pública e é preciso abrir espaço para discutir esse tema, não somente hoje. Quem tiver precisando de ajuda pode procurar o CAPS do nosso município que vai encontrar profissionais como psicólogo que podem ajudar com tratamento que salva vidas”. Disse a coordenadora.
O 1º Pedal em prol da prevenção ao suicídio e a valorização da vida, teve apoio da Secretaria de Saúde, CAPS e da GCM (Guarda Civil Municipal ).
SETEMBRO AMARELO
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.
CN : Colaboração – Professor Sérgio de Mainar