Mal começou a campanha e a Justiça Eleitoral já tem dezenas de ações judiciais para julgar. Além dos pedidos de registros de candidaturas, dentre outros, a Justiça Eleitoral tem um pedido de impugnação do registro da candidatura do candidato Marcelo Araújo (DEM) e o cumprimento da decisão que determinou a entrevista do candidato Danilo Ramos (PT) à Rádio Sisal.
Sobre a entrevista de Danilo Ramos, conforme já foi noticiado, a Justiça Eleitoral entendeu que o candidato teria direito a ser entrevistado nas mesmas condições da entrevista com o candidato Marcelo Araújo e determinou que a Rádio Sisal agendasse a entrevista para a próxima quarta-feira, 30/09, 20hs.
Insatisfeitos, os advogados da coligação do candidato Marcelo recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral contra a decisão do Juiz de Coité, mas o TRE negou o pedido e a entrevista está mantida para amanhã (30/09), às 20hs, sob pena de multa de R$ 50 mil.
Outra ação é o pedido de impugnação da candidatura do candidato Marcelo Araújo por motivo de problemas com sua filiação partidária. Os advogados da coligação do candidato Danilo Ramos alegaram que Marcelo seria filiado ao Partido Novo e não teria se desfiliado a tempo para se candidatar pelo DEM.
De acordo com a Justiça Eleitoral de Coité, os pedidos de registros de candidaturas serão apreciados no decorrer da semana e que o processo da entrevista do candidato Danilo Ramos está mantido conforme horário citado acima e o pedido da impugnação da candidatura do candidato Marcelo Araújo ainda está na fase de instrução, aguardando a resposta do mesmo e o julgamento final.
O juiz Gerivaldo Alves Neiva fez um breve esclarecimento sobre as duas situações – Ouça
O assunto ganhou repercussão na segunda-feira, 28, um dia após o candidato promover três atividades para marcarem o início da campanha, ou seja, adesivaço, inauguração do comitê e carreata quando o advogado Raul Carneiro fez uma publicação explicando a situação.