Foi publicado nesta sexta-feira, 16, no site vaticannews uma reportagem onde o Papa Francisco nomeou o bispo coadjutor para Diocese de Serrinha que ficará ao lado de Dom Ottorino Assolari até o mês de janeiro de 2021 quando o bispo diocesano deverá se despedir da Diocese onde está desde 2005 quando foi criada.
De acordo com o portal de Noticias do Vaticano o Papa nomeou dom Hélio Pereira dos Santos, 53 anos, natural de Pão de Açúcar, Diocese de Palmeira dos Índios (AL). Saiba mais sobre dom Helio no fim desta reportagem.
Dom Ottorino Assolari também nesta sexta-feira, gravou um vídeo que foi publicado numa rede social da Diocese tratando deste assunto. Segundo o religioso, quando o bispo chega aos 75 anos deve enviar ao Papa o pedido de renúncia, ele tinha até 30 de janeiro 2021, só que desde o ano passado, “pedi ao santo padre que me ajudasse enviando o coadjutor, um bispo que me ajudasse nos últimos meses de meu trabalho como bispo diocesano de Serrinha por duas motivações: Primeiro para quando vencer o meu mandato não passe tanto tempo sem a presença de um bispo, isso não seria bom. Segundo, por motivações de saúde, muitos sabem que estou em tratamento que deveria fazer o quanto antes, para colocação de uma prótese no joelho direito. E portanto é fiz esse pedido ao santo padre no ano passado”, explicou Dom Ottorino.
Sobre Dom Hélio
Dom Hélio nasceu em 18 de novembro de 1967, em Pão de Açúcar, na Diocese de Palmeira dos Índios, no Estado de Alagoas.
Estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Maceió (1990-1992) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993-1996). Estudou Letras na Universidade Estadual de Alagoas e especializou-se em História no Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e no ensino da língua inglesa na Universidade Cândido Mendes.
Em 19 de dezembro de 1996, foi ordenado sacerdote, incardinando-se na Diocese de Palmeira dos Índios, onde desempenhou os seguintes cargos: tesoureiro do Colégio São Vicente em Pão de Açúcar (AL), reitor do Seminário São João Maria Vianney em Palmeira dos Índios (AL), capelão de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São Vicente e da Divina Pastora na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, vigário paroquial de Nossa Senhora da Saúde em Igaci (AL), coordenador Diocesano de Pastoral, vigário geral, chanceler da Cúria, pároco de Bom Jesus dos Pobres em Quebrangulo (AL), membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Além disso, foi professor na Fundação Estadual da Saúde em Sergipe, no Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e na Faculdade de Santo Tomás de Aquino em Palmeira dos Índios (AL).
Em 27 de abril de 2016, foi nomeado bispo auxiliar de Salvador (BA), recebendo a ordenação episcopal no dia 22 de julho seguinte.
Dentro do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é responsável pela Comissão dos Diáconos.
Redação CN | Vaticannews