A Justiça Eleitora da 132ª Zona Eleitoral (Coité e Ichu) circulou um comunicado no início da tarde deste domingo, 25, onde praticamente se isenta de qualquer responsabilidade assim como também da Polícia Militar de possíveis ocorrências nas manifestações dos dois principais grupos políticos.
De acordo com o comunicado do Cartório Eleitoral “observe-se que as coligações celebraram acordo perante o Ministério Público Eleitoral e Justiça Eleitoral para suspenderem carreatas e limitarem as aglomerações a 100 (cem) pessoas, bem como o uso obrigatório de máscaras. Esse acordo prevaleceu por poucos dias e foi quebrado por ambas coligações”.
Ainda segundo à nota, para esse domingo a coligação “Pra Coité seguir mudando” de apoio ao candidato Danilo Ramos (PT) informou à Justiça Eleitoral apenas ontem (sábado) à noite que visitaria o Povoado Santa Rosa e retornaria às 18h para a sede do comitê, na Praça 8 de Dezembro, “sem prazo suficiente, portanto, para organizar a segurança pública, tendo em vista o efetivo policial de Conceição do Coité”, esclareceu.
De outro lado, conforme certidão do Cartório Eleitoral, a coligação “Coité quer mais” de apoio ao candidato Marcelo Araújo (DEM) não comunicou à Justiça Eleitoral, até às 12h desse domingo, a realização de qualquer evento no município.
“Com efeito, mesmo um leigo em segurança pública sabe que a Polícia Militar e a Justiça Eleitoral precisam de prazo suficiente para organizar a segurança pública e, sendo o caso, solicitar o reforço policial. Diante disso, a Justiça Eleitoral e Polícia Militar não podem se responsabilizar sobre problemas e conflitos resultantes de eventos de campanha eleitoral que não são de seu conhecimento oficial.
Informação extra-oficial que circula na cidade é que haverá uma recepção ao candidato Marcelo Araújo na entrada do Bairro Cidade Jardim às 15h e sairá em carreta, tal movimento estava previsto para domingo passado, mas por conta do estado de saúde da esposa do candidato que inspirava cuidados por conta da infecção do novo Coronavírus ele adiou o retorno. Vale lembrar que Marcelo está afastado da campanha há exatamente 3 semanas por conta da infecção do novo Coronavírus. Seu candidato a vice Renato Souza também esteve infectado mas já retornou a campanha.