Moradores relataram clarões nos céus de cidades como Ipirá, na Bacia do Jacuípe, Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu, Ituberá, no Baixo Sul baiano. Os sinais seriam de um bólido [meteoro] que passou pela atmosfera da Terra na noite de segunda-feira (26). Câmeras registraram o ocorrido em Ipirá e Itaberaba.
Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, o fenômeno teve uma trajetória predominante de leste para oeste. O fato foi registrado às 21h29. Em Taperoá, a “bola de fogo” teria ocorrido a 54 quilômetros acima do solo.
O Bahia Notícias procurou a Defesa Civil do Estado [Sudec] que informou que até o momento órgãos municipais das regiões onde teriam ocorrido o fenômeno não registraram tremores nem passagem de meteoro. Ao G1, Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), disse que o fenômeno apresentou características semelhantes ao registrado em 19 de outubro, que também foi visto em cidades baianas.
Zurita declarou que apesar de causar susto, os clarões não apresentam risco à população.
Alexsandro Mota que reside em um sítio próximo a sede do Distrito Bandiaçu – município de Conceição do Coité que se auto intitula como astrofotógrafo amador não perdeu a oportunidade de comentar o fenômeno em vídeo no seu canal Mistérios do Espaço- Veja