O Município de São Domingos teve nas eleições de 2016 uma disputa bastante acirrada e diferente de muito cidades onde a população começou a comemorar antes mesmo do encerramento da apuração, lá os eleitores de Izaque Junior e de Ilario Carneiro tiveram que esperar até o final. Izaque obteve 3.098 votos (50,15%) dos votos válidos enquanto Ilario recebeu 3.079 (49,85%), portanto, Junior venceu o pleito com apenas 19 votos.
No próximo domingo o filho do primeiro prefeito ( saudoso Izaque Pinheiro) vai em busca da reeleição e o seu quarto mandato contra o filho do principal lutador pela emancipação de São Domingos ( saudoso deputado estadual Florisvaldo Carneiro), aliás, Ilario caso vença o pleito estará quebrando a maior hegemonia de toda região e quem sabe do estado da Bahia, já que desde a primeira eleição em 15 de novembro de 1989 viu o grupo adversário vencer todas.
O candidato Ilario Carneiro tem motivação de sobra para esta disputa, além de ter perdido por apenas 19 votos em 2016, no ano seguinte recebeu a adesão do vereador Marcão o mais votado da historia de São Domingos, ele inclusive já chegou ao grupo com status de futuro candidato a vice-prefeito e foi homologado na chapa com Ilario. Izaque Jr. também recebeu adesão de políticos que concorreram na coligação de Ilario. A vereadora e atual presidente Givalda Vieira dos Santos Araujo, “Gigi” e Jel da Rússia, mas a soma de votos dos dois juntos é inferior a de Marcão.
Ilario conta também com uma liderança importante no município, o ex-vereador e ex-secretário Nadinho Ferreira, depois de vários mandatos e tendo assumido Secretaria, está com Ilário e lançou seu filho Roni candidato a vereador.
Grupo da oposição venceu bem as eleições gerais em 2018
A união das oposições em São Domingos deu resultado logo nas eleições seguintes (2018) e o grupo liderado por Ilario com apoio da líder sindical e dos movimentos sociais Elisângela Araujo (PT) que disputou a eleição para deputada federal pelo PT, não conseguiu voto suficiente na geral para garantir vaga, mas foi a mais votada nas urnas de São Domingos, recebeu 2.197 votos, enquanto o candidato do prefeito Izaque Junior, Lúcio Vieira Lima (MDB) teve 1.618.
Para deputado estadual o grupo de Ilario também levou a melhor, Alex da Piatã recebeu 2.124, enquanto Diego Coronel candidato de Izaque obteve 1.632. Como pode se observar os eleitores de São Domingos votaram casadinho para deputados de ambos os lados.
Se dependesse de São Domingos o presidente da república seria Fernando Haddad, ele deu 3 por 1 em Bolsonaro, mais uma vitória do grupo de Ilario que venceu também com folga para governador quando reelegeu Rui Costa que enfrentou José Ronaldo candidato de Izaque Jr.
Quanto ao Senado se Izaque Junior não ajudou, também não atrapalhou a votação de Wagner e de Coronel, ambos tiveram votação expressiva em destaque para Coronel que é pai do deputado estadual apoiado por Izaque Junior.
Portanto, no próximo domingo a disputa pela prefeitura servirá como tira-teima e caso Ilario vença será também a quebra de um tabu que já dura 32 anos.
Izaque vai para disputa novamente pelo MDB com Fábio Ferreira (Fabinho) mantido na vice, enquanto Ilario que em 2016 concorreu pelo PP esta eleição concorre pelo PSD com José Marcos Santos (Marcão) na vice.