O atual prefeito de Retirolândia Alivanaldo Martins dos Santos, ‘Vonte do Merim’ (PSD) foi reeleito com a maior quantidade de votos de frente da história do município sobre o seu ex-aliado Tiago Mascarenhas (PP), popularmente conhecido por Dr Tiago.
Vonte teve o reconhecimento dos eleitores retirolandenses que depositaram nas urnas 6.398 votos ( 63,24%) dos votos válidos, enquanto Dr. Tiago recebeu 3.719 (36,76%), a frente do candidato do PSD foi de 2.679 votos e o primeiro prefeito reeleito da história do município.
Os votos válidos em Retirolândia fora 10.117 (95,52%), brancos 96 votos (0,90%) e nulos 379 (3,58%).
Confronto entre ex-aliados
Retirolândia sempre teve o domínio dos ‘Martins’ embora seja também o sobrenome de Vonte, mas ele não se enquadra. Eis que em 2016 os principais lideres da oposição entre eles o ex-prefeito Bequinho (MDB) Dr Tiago, Noé Silvestre e demais lideranças resolveram se unir e convocaram o então desconhecido Vonte do Merim, empresário da cidade que jamais tinha concorrido a cargo eletivo para tentar impedir a reeleição de André Martins (DEM) popularmente conhecido por Dr. André filho do ex-prefeito Adevaldo Martins, sobrinho do ex-prefeito Adelídio Martins, primo do ex-prefeito Adelidio Jr. e conseguiram vencer a eleição.
Vonte tinha o apoio de todos praticamente até o fim do terceiro ano de mandato, circulava na cidade que os “Martins” não deveriam lançar candidato da família, mas iriam escolher um nome para apoiar. André Martins chegou apresentar em um vídeo três possíveis nomes para receber o apoio da família, do vereador Rau aliado histórico, vereador Sandro da Vargem e Dr Tiago.
O tempo passou e o nome de Dr Tiago passou a ganhar força e começou por parte dele uma pré-campanha, ele começou ganhando o apoio do ex-prefeito Bequinho, depois atraiu para sua campanha o atual vice-prefeito Noé Silvestre, mas parece que fez valer um vídeo do vice-prefeito Noé quando estava firme com Vonte que dizia em relação a algumas lideranças que deixa um grupo.” As lideranças vão e o povo fica”.
Vonte ficou praticamente só e recebeu a adesão do vereador Rau (Solidariedade) que aceitou a proposta para ser vice em sua chapa e hoje comemora a oportunidade que não teve no grupo de onde surgiu politicamente.
Dr Tiago que havia ajudado derrotar os ‘Martins’ concorreu com Michelly de Souza Costa dos Santos, uma indicação da família Martins, esposa do empresário Adriano do Posto Tânia, filho do ex-prefeito Adelídio Martins.
“Cabelo e barba”
Vonte não só foi reeleito com votação histórica como também fez maioria na Câmara, 7 dos 9 vereadores são seus aliados. Diego Cardoso do PSDB e Beto do Ônibus (PP) devem fazer oposição na Câmara.