Todos os municípios brasileiros estão em contagem regressiva para o fim dos mandatos de prefeitos, vices e vereadores, e as atenções estão voltadas para as articulações das mesas diretoras das câmaras, na maioria formadas por quatro vereadores.
Território do Jacuípe
Dos 18 municípios localizados em 04 territórios de identidade na Bahia, cujas informações chegaram à redação do CN, apenas São José do Jacuípe, localizado no território do Jacuípe, no momento tem duas chapas registradas para disputar a eleição na próxima sexta-feira, 1º, ás 10h.
A primeira chapa apresentada ás 09h05 de quarta-feira, dia 30, considerada chapa 01, é encabeçada pelo vereador Luiz Carlos Sousa Moreira, mais conhecido por Lula (PDT). Como vice-presidente, Joedson Vilaronga de Jesus, primeiro secretário Rosemilson Vilaronga de Oliveira e segundo secretário Gerson Marques Guimarães, todos do PROS.
A segunda chapa está encabeçada pelo vereador Mauricio Reis dos Santos, eleito pelo partido do futuro prefeito Alberlan Peris Moreira da Cunha (PP).Além de Maurício a chapa é composta por José Oliveira Sousa, vice-presidente, Ivanilton Oliveira Lima, primeiro secretário e Aristoteles Barro Rios Neto, segundo secretário, todos do mesmo partido, ou seja, PP. Esta segunda chapa foi apresentada ás 09h18.
O segundo maior colégio eleitoral, Riachão do Jacuipe, a bancada da oposição já registrou sua chapa encabeçada pelo veterano vereador José Silvestre Nunes da Silva (PCdoB), mais conhecido por Zil de Barreiros. Os vereadores Antônio Marcos Oliveira Silva (PP) popularmente conhecido por “Marquinho Maluco”, Franklin dos Santos Santana (PSD) e Gabriel Rocha Falcão Carneiro (PP), fazem parte da chapa que contempla todos os partidos que apoiaram Zé Filho (PSD), que disputou a reeleição e o advogado Lucas Willian da Silva Santos (PCdoB), que também disputou a eleição para prefeito e perderam para o Democratas Carlos Matos.A outra chapa pode ser registrada até 20 minutos antes da eleição.
Em Várzea da Roça, os entendimentos parecem girar em torno da vereadora Talyta Trindade Oliveira (PT), a mais nova em idade no Brasil, apenas 18 anos e que tem a simpatia dos partidos da base da situação, ou seja, PT e PCdoB. Os dois partidos juntos têm 07 membros na câmara formada por 9 membros.
Em Pintadas, o PT retoma o poder executivo com a vitória de Walcyr Rios numa chapa ‘sangue puro’, ou seja, toda petista e o vereador, também do PT, é o indicado pela base da situação para presidir a Câmara, Valberto Marcio. Ele pretende retornar a presidência com Cleidenea Bastos de Almeida na vice, Gerônimo Moreira de Carvalho, primeiro secretário e Mário Sérgio Araújo Santana, na segunda secretária.Seria uma mesa diretora 100% petista.
Em Baixa Grande o bancada da situação tem a maioria e fechou acordo para o vereador Hélio Gonçalves (PSD), mais conhecido por Bengo, seja o presidente e o novato Ricardo de Muliquim (PSD), vice, além de Werllison de Gilvan (PSD) e Almiro do PT, primeiro e segundo secretário respectivamente.
Território Litoral Norte e Agreste Baiano
No maior colégio eleitoral do território, Alagoinhas, apenas a chapa encabeçada pelo vereador José Cleto dos Santos Filho, mais conhecido como Cleto da Banana, do PSD se inscreveu. O prazo terminou na terça-feira, dia 29, assim ele deverá concorrer em chapa única. Em mensagem envidada o CN, Cleto disse que acredita obter 12 dos 17 votos dos parlamentares.
Em Crisópolis, Naldo de João de Vivi (PSB), registrou até o momento a única chapa que é composta também pela novata vereadora Rita de Joãozinho (vice), o recém chegado vereador Professor Neto de Nerito e o veterano e experiente vereador Chico Montalvão, todos da base socialista.
Itapicuru uma mulher se prepara para conduzir o poder legislativo. Rita de Josenice (PSD) é o nome da preferência do prefeito Moreira. Com ela o vereador Laércio, também do PSD, Gilmar da Boa Vista (PDT) e Gilmario do PT. Todos dos partidos da base.
Em Ouriçangas, há uma disputa interna dentro grupo de oposição entre Raizinho (PSB) e Tarcísio de Milton (PT). O prefeito Tonho de Fiito, eleito com margem de votos, conta com sete dos nove vereadores.Foram eleitos 03 pelo PT, 03 do PSB, 01 do PSOL. Outros dois da oposição são do DEM e PSD.
O atual presidente da Câmara de Inhambupe deverá voltar ao comando do Poder Legislativo. Jeovan de Zezitinho (PSD) montou sua chapa com os vereadores José Carlos Xavier dos Santos (PODEMOS), Helio do Saquinho (PSD) E Irmão Gleibson Luiz (PODEMOS).
No território do sisal
Em Conceição do Coité, o vereador Betão deverá retornar a presidência da Câmara. Até a publicação desta reportagem a informação que a chapa seria formada por ele, a professora Elaine (PCdoB) na vice e Juçara de Mario da Caixa secretária. Quanto a bancada da oposição não tivemos informações, sabe-se apenas que dificilmente vencerá, já que tem minoria e pouca chance de atrair vereadores na atual conjuntura. São 9 contra 6.
Valente, município que será administrado, também pelo DEM, Ubaldino Amaral conseguiu fazer uma campanha com a sensação de “candidato único”, não teve trabalho para formar a chapa na câmara. Guto da Saúde (PSDB) será o presidente, Vado (DEM), Romilson Cedraz (DEM) e Gabriel Amaral (PSDB), formam chapa única. A oposição só elegeu dois vereadores.
Em São Domingos, o vereador Agnaldo Freitas (PSD), através de mensagem ao CN, garantiu que seu nome tem o apoio da bancada que conta com os 05 votos.
O vereador Expedito Souza de Santana deverá ser o próximo presidente da Câmara em Quijingue. Ele deverá contar com os 09 votos do PL, partido por onde foi eleito.
Eugenio Carneiro de Queiroz Filho, vereador experiente e com vários mandatos deverá encabeçar a chapa a presidente da Câmara em Ichu. De cara ele conta com 04 colegas do PSD. Eugenio Carneiro busca os 03 votos do PL e um do PRB, por onde Carlos Santiago tentou mais uma reeleição.
Território Nordeste II
Em Adustina o PSD elegeu 07 vereadores e o PT 02. Estes partidos fazem parte da base de situação e deverá reconduzir pela sétima vez o vereador Gilberto Soldado (PSD) a presidência da Câmara. Em nível de território, Gilberto Soldado é quem tem o maior numero de mandatos no legislativo.
Em Coronel João Sá a sindicalista Marly do Sindicato (PCdoB) conseguiu conciliar a maioria dos votos dos colegas e vai para disputa. A comunista já tem certo 07 votos do MDB e PCdoB.
A vereadora Morgana Naná (PSD), única mulher eleita desde 2016, poderá ser a primeira mulher a presidir o poder legislativo em Sitio do Quinto a partir desta sexta-feira, dia 01. Os colegas, todos do PSD, Anselmo do Rasinho, Helio de Iraneide e Zé Miúdo, fazem parte da chapa.
Abaixo o prefeito de Sítio do Quinto, Jair de Jesus convida a população para a posse dele que foi reeleito prefeito e dos 9 vereadores.