A Câmara Municipal de Monte Santo no território do sisal da Bahia teve uma manhã e início de tarde bastante concorrida na manhã desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021 e começou com a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2021-2022, posse dos 15 vereadores e em seguida posse de Silvania Matos (PSB) primeira prefeita do município e Itacia Andrade (PSD) vice-prefeita.
Para evitar a propagação do novo Coronavírus o local recebeu uma quantidade reduzida de pessoas, e as que lá estiveram, a grande maioria era pessoas que seriam empossadas aos cargos de prefeita e vice, vereadores e os futuros secretários de Governo que receberam álcool em gel e tiveram aferição da temperatura corporal. O grande público acompanhou toda solenidade através da Live transmitida pela TV Calila e redes sociais da prefeita Silvania Matos que alcançaram cerca de 50 mil visualizações.
Eleição da nova Mesa Diretora
Em cumprimento ao regimento interno da Câmara, a vereadora Paulina (DEM) sendo a mais idosa entre todos eleitos em 15 de novembro foi designada para presidir a Sessão e eleição da nova Mesa Diretora, vereador Gilvan Andrade como primeiro secretário, Willian Alves 2º secretário e Rodnei de Elizeu vice-presidente.
Após prestarem o juramento e já empossados a presidente conduziu a eleição com duas chapas na disputa: a 1 formada por Gilvane Alves de Andrade, vice-presidente Gilmar Passos, primeiro secretário Antônio Marcos, segundo secretário Nigerfson Barbosa. Segunda chapa; presidente Dominguinhos, vice Cléber Marques, primeiro secretario Rodnei Tolentino e segundo secretário Kelsen Nicolau;
O resultado foi surpreendente, pois, a chapa 1 formada por vereadores da base da prefeita que até então era minoria, saiu vencedora, pois, quatro vereadores eleitos pela coligação de Vando e que a maior parte da população imaginava que votariam na chapa 2, não aconteceu, votaram na 1 e assim a prefeita Silvania Matos passa a contar com maioria na Casa. Cinco votos que já tinha somados aos votos de Paulina (DEM),
Goré, Marquinhos do Leu e Batista, todos do PSC ficou com 9 contra 6.
João Batista ao justificar seu voto afirmou: “Por traição dentro do meu próprio grupo, por não comprido o compromisso comigo, firmei um compromisso com o candidato da chapa 1 e voto na chapa 1.”
A votação foi nominal e alguns edis justificaram o motivo do voto.
Um fato que chamou atenção do público presente foi o momento do voto de Rodnei, o mais votado na eleição, sendo da coligação de Vando, displicente, disse que votava na Chapa 1, algo que causou certo espanto, quando ele notou que respondeu equivocado, voltou atrás e pediu que a presidente corrigisse sua anotação, pois, seu voto seria para a Chapa 2. Mas não alterou em nada o resultado e foi mantida a vitória da bancada do Governo.
A eleição da Câmara, em parte, trouxe certo alívio para a prefeita Silvania que já recebeu da gestão anterior um ‘pacote da maldade’.
A posse da prefeita Silvania Matos e a vice Itácia Andrade aconteceu sob a presidência de Gilvani Alves de Andrade, ele que fica a frente da cadeira maior do Legislativo até 31 de dezembro de 2022.
Vídeo da eleição da Mesa e posse na íntegra
Veja também