Desde o dia primeiro de janeiro de 2021 quando os novos prefeitos tomaram posse o que mais se vê e a exibição do ‘pacote de maldade’ deixado pelos antecessores em diversos municípios baianos. Veículos e máquinas sucateados, salários atrasados, dividas diversas, são as maiores reclamações.
O Calila Notícias já mostrou aqui a situação de Monte Santo onde a prefeita Silvania Matos recebeu ‘alguns pepinos’ pra descascar, inclusive, segundo ela tem de cara uma dívida de R$ 56 milhões para resolver. O ex-prefeito Vando chegou a encaminhar uma nota a qual não nega a dívida, mas atribui aos gestores anteriores. A Câmara Municipal de Monte Santo na gestão passada tinha maioria do Governo, como não foi reeleito, os vereadores votaram algumas medidas que supõe-se que a intenção foi atrapalhar a gestão, votando algo que jamais aprovaria caso Vando fosse reeleito.
Em Senhor do Bonfim o novo prefeito expôs em praça pública veículos sucateados, inclusive do setor da saúde, assim como também o prefeito Carlos Matos em Riachão.
Lúcio Monteiro (PSD), o novo prefeito de Ubaira, município localizado no território do Vale do Jequiriçá, teve uma surpresa desagradável logo no início da gestão ao visitar a garagem da Prefeitura. Ele disputou eleição em 2016, quando perdeu para Fred Muniz Barreto (SD), e agora venceu o progressista Uildberger Alves Rabelo, mais conhecido por Neném.
O Social Democrata herdou diversos problemas deixados pelo seu antecessor Fred Muniz, que não quis disputar a reeleição e deixou, dentre outras coisas, o completo sucateamento da frota. Várias imagens mostram o cenário de deterioração e a visita de Lúcio a garagem foram enviados ao CN.
O prefeito de Riachão do Jacuípe, município no território do Jacuípe, Carlos Matos (DEM), também lamentou a situação como encontrou o município. E mensagem enviada ao CN, relatou que a dívida com o INSS, só da gestão de Zé Filho (PSD), é astronômica e citou duas dividas, dentre outras, da gestão anterior. “Ficou devendo aproximadamente 10 mil reais do Seguro Safra e quase R$ 60 mil ao Consórcio Bacia do Jacuípe”, citou Carlos Matos.
O prefeito soltou na rede social um vídeo da situação dos veículos que não tiveram condição de serem removidos da garagem para a avenida principal da cidade para exibição. Outros foram colocados em praça pública assustando que viu aquela realidade. Zé filho ficou apenas 04 anos no poder.
Em Crisópolis, localizado no território do Litoral Norte e Agreste Baiano também não foi diferente. Leandro Dantas (PSB), vai precisar de um tempo para colocar a frota apta para servir a população. Ao CN, o Socialista disse que estava preparado para o desafio. O ex-prefeito Ednal Costa, apoiou João Gaia do PSD, mas perdeu a eleição.
O ex-prefeito Antônio Celso Avelino de Queiroz (PDT), mais conhecido por Celso da Sucam, de Biritinga, município do território do sisal, começou a gestão em 2017 com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizando uma ação civil pública pedindo de anulação da nomeação, com conseqüente exoneração, do secretário de Finanças José Aécio Pedreira Lobo, da secretária de Saúde Lívia Santos de Queiroz e da procuradora do município de Biritinga Lilian Santos de Queiroz por configurar ato de improbidade administrativa pela prática de nepotismo, uma vez que o secretário, a secretária e a procuradora são, respectivamente seu genro e filhas, terminou a gestão em 31 de dezembro com salário dos servidores atrasados e a frota totalmente depenada.
Arlete Brito, presidente do Sindicado dos Servidores Publico de Biritinga gravou um vídeo e soltou na rede social relatando esta situação e publicou uma nota enviada para o CN. Na tarde desta segunda-feira, o CN, tentou falar com o prefeito Gil de Gode (PSB) para saber se tem prazo para o pagamento do salário, mas não obteve retorno.
Veja as imagens a reportagem com Valdemi de Assis na TV Calila