O território do sisal teve o primeiro registro de caso confirmado da Covid-19 em 27 de março de 2020, portanto, neste sábado está completando 1 ano. Em Nordestina também no território do sisal o primeiro caso positivo só foi conhecido em 2 de maio de 2020.
Os casos confirmados em todo o Brasil vem batendo recorde a cada dia, assim como o número de óbitos, Nordestina segue a mesma tendencia, basta dizer que de maio a dezembro de 2020, apenas 2 óbitos foram registrados, janeiro e fevereiro tiveram aumento e o município somou mais 4 e foi a seis mortes por covid-19.
O mês de março em todo País, com pouco mais de 20 dias do mês, já batia recorde no crescimento e certamente houve aumento de óbitos em todos os 5.570 municípios brasileiros. dentre eles Nordestina que registou 11 mortes somente neste mês.
O ex-prefeito Erivaldo Carvalho que é médico fez uma postagem no início da semana e a matéria repercutiu aqui no CN pedindo uma explicação para o crescimento no número de óbitos nos primeiros meses do ano. O ex-gestor não mencionou ninguém, mas como citou a gestão, nossa redação recebeu um texto não como direito de resposta, mas para esclarecer a situação antes e atual.
Texto na íntegra
O mundo vive em estado de alerta, devido à pandemia causada pelo Coronavírus desde dezembro de 2019, sendo o primeiro caso registrado no Brasil em fevereiro de 2020 e no município de Nordestina em 02 de maio de 2020.
Após mais de um ano, especialistas afirmam que estamos enfrentando o pior momento da pandemia. Tendo em vista as variantes do vírus que passaram a circular no País desde o início do ano, essas mutações tornam o coronavírus ainda mais contagioso.
A Prefeitura Municipal de Nordestina, desde o dia 01 de janeiro de 2021, vem empenhando esforços na busca incessante de estratégias para o enfrentamento da pandemia. A gestão Cidade Mãe, Cuidando de Nossa Gente vem implementando estratégias diuturnamente para enfrentar esse mal que se alastrou por todas as partes do mundo.
Em menos de três meses de gestão, o município de Nordestina vem seguindo os protocolos do Ministério da Saúde/MS para detecção precoce e acompanhamento dos casos, inclusive mudando as regras de testagem utilizadas até dezembro de 2020, para garantir que os cidadãos tenham acesso ao exame e sejam diagnosticados ainda na fase inicial da doença, passando a utilizar preferencialmente o método mais confiável, o chamado padrão ouro por especialistas, o RT-PCR (swab nasal). Entre janeiro e março já foram realizados 197 RT-PCR, esse quantitativo de exames já ultrapassa em 18% da totalidade do mesmo exame realizado em todo o ano de 2020. Somando todos os métodos, em menos de três meses, nordestina já realizou o quantitativo de mais 50% dos exames realizados em todo o ano de 2020.
Aliado a isso, o município vem empenhando esforço para manter o Pronto Atendimento para sintomáticos respiratórios em funcionamento com equipe exclusiva, incluindo o profissional Médico, de domingo a domingo, fato que não ocorria anteriormente a essa gestão, onde o médico plantonista do Hospital Municipal compartilhava o atendimento entre suspeitos e não suspeitos da COVID-19.
O Serviço de Vigilância Sanitária atualmente conta com reforço, cinco profissionais que compõem a equipe, que vem atuando em conjunto com a guarda municipal e polícia militar na fiscalização do cumprimento dos decretos, anteriormente a equipe de Vigilância Sanitária era composta por apenas dois funcionários.
Mesmo com a escassez de oxigênio vivenciada pelo país, e municípios da nossa região, a gestão vem empenhando esforços e garantido que esse bem precioso sempre esteja presente para àqueles que precisam. Além disso, a gestão realizou reforma e adaptação do setor COVID-19 do município, visando garantir assistência adequada para os que aguardam regulação, aumentando mais de 200% da capacidade de internação na unidade (de 3 leitos cadastrados, ampliou-se para nove).)
Destacamos e parabenizamos a atuação dos profissionais de saúde da linha de frente, que se doam diuturnamente na busca do restabelecimento da saúde das pessoas acometidas pela doença.
É importante frisar que a alta demanda, a nível nacional por leitos de internação em UTI, antes nunca vivenciada, onde, até dezembro de 2020, em menos de uma hora, os pedidos de regulação já eram atendidos pela central de regulação de leitos, atualmente esse tempo já se estendeu a mais de sete dias em muitas oportunidades.
A prefeitura municipal de Nordestina vem intensificando ações preventivas através de campanhas publicitárias através de mídias sociais, carros de som, rádios comunitárias, abordagem das pessoas nas ruas, da importância do uso da máscara, higienização constante das mãos e distanciamento social.
Destacamos ainda a organização da Campanha de Vacinação da contra covid-19 no município, onde o mesmo se destaca em nível regional e estadual, sendo elogiado pela logística adotada e celeridade na administração das doses, registrando atualmente 1755 pessoas vacinadas entre profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais e comunidades quilombola.
Neste momento de consternação, não nos parece salutar que um profissional de saúde perca a sua essência, adotando jogos políticos impróprios, adotando ideologias partidárias para culpabilizar a atual gestão municipal e seus profissionais de saúde que mesmo exaustos se mantem firmes e de pé na busca contínua do alívio do sofrimento e da dor do outro, por um momento crítico vivenciado não só no território municipal, mas também na região do sisal, na Bahia, no Brasil e a nível Mundial.
Para encerrar essa nota, nos solidarizamos pelas vidas perdidas em todo País e reafirmamos nosso compromisso de uma Gestão séria, comprometida, que não medirá esforços para cuidar bem de sua gente.