Um policial militar fardado, dentro de um veículo Renault Duster marrom, invadiu a barreira de proteção do Farol da Barra, na orla de Salvador, e disparou tiros para o alto, conforme informações de moradores do bairro. A situação ocorreu no meio da tarde deste domingo (28) e assustou transeuntes.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) comunicou que unidades especializadas e do Comando de Policiamento Regional (CPR) Atlântico da Polícia Militar (PM-BA) estavam “gerenciando” o surto psicológico de um soldado.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) também foi acionado. Equipes da Secretaria da Segurança Pública, incluindo a Superintendência de Inteligência (SI), também de deslocaram.
O clima sob tensão perdurou até o início da noite quando o policial surtado atirou contra a barreira policial que negociava com ele, o soldado acabou atingido por 10 tiros em meio a uma tentativa de neutralização, segundo nota da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Ele foi baleado após utilizar o fuzil calibre 5,56 para atingir companheiros de farda que conduziam as negociações.
Aproximadamente às 18h35, o soldado verbalizou que havia chegado o momento, fez uma contagem regressiva e iniciou os disparos contra as equipes do Bope. O soldado foi neutralizado e socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE).
(CENAS FORTES) Vídeo mostra momento em que PM atira pra frente e acaba baleado na Barra; veja
Saiba mais detalhes ➡️ https://t.co/m4V8IyjUfy #BahiaNoticias pic.twitter.com/HwKPaUwTM3
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) March 28, 2021
O policial foi identificado como o soldado Wesley, da 72ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM de Itacaré).
O PM dirigiu de Itacaré até Salvador neste domingo e ocupou a região do Farol. Em um certo momento, ele chegou a dizer a seguinte frase: “Seus filhos estão presenciando sua covardia, policiais militares do estado da Bahia”.
O Militar foi socorrido com vida para o Hospital Geral do Estado, segundo a SSP.
Ver essa foto no Instagram
Em nota a SSP informa que “após 3h30 de negociação, um soldado da Polícia Militar, aparentando surto psicótico, disparou com fuzil contra guarnições do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e terminou neutralizado. O confronto ocorreu, no início da noite deste domingo (28), no Farol da Barra.
A ocorrência se iniciou às 14h, quando o militar chegou armado com fuzil e pistola, na Barra. Imediatamente ele iniciou disparos de fuzil para o alto. Ele foi cercado por unidades do CPR Atlântico e especializadas, que isolaram o local.
CN | BN