As buscas pelo garoto Davi de 11 anos, que desapareceu no último domingo, 28, depois de sair caminhando por uma propriedade rural onde reside a avó e uma tia, entre muitas serras na região de Varzinha, zona rural do Município de Itiúba, no território do sisal, foi interrompida no inicio da noite de quarta e retomada no amanhecer desta quinta-feira, 1º.
O comandante da ação fez uma reunião na noite anterior com as pessoas que de forma voluntária estão querendo ajudar. Ele disse que o querer ajudar agora acaba por atrapalhar os trabalhos deles, pois existe rigoroso critério para que venha a dar certo. Veja o vídeo.
Conforme explicou o comandante, os cães encontram dificuldade quando há muita gente e acaba se confundido.
Detalhe: o animal atuam em dois momentos: inicio da manhã e fim da tarde, enquanto isso as pessoas de boa vontade podem continuar as buscas.
Entenda como acontece o rastreamento canino – Envolve o emprego de cães treinados para localizar o paradeiro da vítima. Na busca com cães, o guia deve estar atento ao comportamento do animal para identificar se o cão está apresentando alguma resposta de ter encontrado algum vestígio ou odor, ou seja, quem rastreia é o cão, e o condutor devem interpretar o comportamento dele (cachorro).
Esta interação entre o condutor e o cão, é absolutamente fundamental para o êxito do rastreamento canino e pode ser executado pela técnica do cão esteja capacitado a detectar vapores/odores/células liberados pelo corpo de uma pessoa ou cão pode trabalha solto da guia, e inicia a busca fazendo a varredura de uma área ampla. A raça labrador é bastante utilizada para este tipo de busca.