A população de Capela do Alto Alegre, município do território da Bacia do Jacuípe comemora duas festas no espaço de 30 dias, a primeira referente a emancipação política e administrativa depois de se desmembrar de Riachão do Jacuípe, em 19 de março de 1985, isto há 36 anos, e a segunda, que antes da emancipação já era comemorada, a data de fundação que ocorreu aos 17 de abril de 1912, tendo como seu marco de fundação a primeira missa rezada pelo padre Manoel Maria, Pároco de Mairi. Tendo como protagonistas da história da cidade, o Sr. Joaquim Machado, sua esposa, Rosalina Gomes e seu filho adotivo Cornélio Rodrigues dos Santos.
Portanto, praticamente um mês depois de comemorar a emancipação, a população festeja a fundação, pena que não pode ser comemorada da maneira que o povo gosta por conta da pandemia, ou seja, reunindo multidões, muito samba e forró.
O grupo de oposição liderado por Iraesto Moreira (Pros), ele que concorreu ao cargo de prefeito em 2020, atendendo as recomendações dos órgãos de saúde resolveu presentear a população, principalmente os agricultores com a entrega de uma patrulha agrícola composta por um trator, grade, tanque pipa, e kit para aragem de terra, avaliada em R$ 200 mil.
O ato de entrega aconteceu na comunidade rural Pedra da Onça localizada a 14 km de distancia da sede do município, mas precisamente na região do Povoado Loja Mota. Na oportunidade o presidente da Associação local, Heraldo dos Santos Silva disse que os equipamentos chegaram numa boa hora para o preparo da terra.
A patrulha agrícola é resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Uldurico Júnior que esteve presente no ato de entrega e que atendeu a solicitação de vereador Beto (Pros), ele que é oriundo de família do campo, em seu discurso ressaltou a importância do maquinário para agilizar o trabalho dos agricultores familiares.
Iraesto Moreira agradeceu o empenho de Uldurico e também a Alex da Piatã presente no ato, pelo esforço para que os equipamentos chegassem a comunidade.
Após a entrega os deputados retornaram para a sede onde se reuniram com 50 lideranças comunitárias para ouvirem outras reivindicações e água foi a principal, desde a implantação de sistema de abastecimento, perfuração de poços.