Beiju, cuscuz, bolo, mugunzá, caldo de aipim, biscoitos muito mais, foi o cardápio do café-da-manhã servido aos participantes da 3ª Conferência Municipal de Cultura. A refeição com iguarias regionais foi um dos pontos altos da mobilização realizada no último dia 30 de agosto de 2011 no Colégio Municipal São José.
Representantes do poder público e da sociedade civil se reuniram para traçar planos e propostas culturais para a formação do Plano Municipal de Cultura. Muitas autoridades se fizeram presentes para colaborar com a realização do evento, onde 120 pessoas se reuniram para diagnosticar a atual situação da cultura em nosso município e para elaborar projetos culturais a nível municipal e territorial. Muitas propostas foram apresentadas na plenária final, e todas foram aprovadas com louvor pelos conferencistas. Os participantes estavam bastante animados e empenhados na elaboração das propostas.
O intuito maior da conferência é a formação do Conselho Municipal de Cultura, que passará a nortear os caminhos culturais da cidade e a lapidar e aprimorar as propostas feitas na conferência. Para representar o município na conferência territorial, foram eleitos 6 delegados: 4 da sociedade civil e 2 do poder público, estes irão a Baixa Grande para defender as nossas propostas na etapa territorial e para pleitear vagas na IV Conferência Estadual de Cultural.
Na hora do almoço, mais uma surpresa, almoço típico com vatapá e frango cozido, tendo como sobremesa, deliciosos doce de coco, leite e ouri-curi. Após encerrar todos os trabalhos, os conferencistas se eliciaram com acarajé, mais uma iguaria cultural da região.
Pablo Rios