Empatar uma partida depois de estar perdendo por 2 a 0 até um terço do segundo tempo, para uma equipe de tradição do futebol Sul-Americano, é motivo de comemoração, mesmo que o clube esteja jogando em seus domínios, mas na noite desta terça-feira, 04, para o Bahia teve um gosto amargo de decepção.
O Tricolor sofreu 1 a 0 no primeiro tempo e no inicio da segunda etapa sofreu outro, ambos em cobrança de pênalti, mas o Bahia encontrou forças e foi em busca do empate, faltando cinco minutos para o tempo regulamentar o Bahia teve uma penalidade a seu favor, mas o artilheiro Gilberto teve a infelicidade de cobrar muito mau e o goleiro Sosa defendeu sem muita dificuldade.
O jogo
Primeiro tempo – O jogo começou debaixo de muita chuva, o Bahia começou melhor e assustou o adversário logo no primeiro minuto, com uma cabeçada de Conti, que parou na bela defesa de Sosa. Só que o Independiente foi se encontrando na partida, passou a fechar a marcação e dificultou a vida do Tricolor, que ainda perdeu Nino, machucado. Lucas Romero e Togni exigiram de Matheus Teixeira. Com o meio congestionado e sem escape pelas laterais, o time baiano dependeu de lampejos de Rodriguinho para criar; Gilberto, no entanto, não conseguiu botar para dentro. No fim, Herrera marcou após pênalti cometido por Luiz Otávio que derrubou um atacante argentino. Apesar do temporal a bola correu sem prejudicar as jogadas.
Segundo tempo
O temporal permaneceu e com mais intensidade dificultou a criação pois várias poças d’águas se formaram no gramado e exigiu mais força do jogadores e atenção para não comprometer os passes, atrás o placar o Bahia sofreu mais com a chuvarada. O Independiente ampliou logo aos cinco minutos do segundo tempo, depois que Renan Guedes cometeu mais um pênalti – outro lance infantil. Velasco converteu. Só que o Bahia contava, ainda, com os lampejos – aqueles! – de Rodriguinho. Foi justamente depois de uma “senhora” jogada do meia, que mandou na trave depois de Sosa desviar, bola sobrou limpa para Thaciano diminuiu aos 11. A chuva apertou, o jogo ficou feio… E Luiz Otávio tornou a incendiar a partida. Positivamente, desta vez: aos 36, desviou de cabeça para o gol após cobrança de escanteio de Alesson. No minuto seguinte, a chance da virada! Maycon Douglas foi derrubado na área; Gilberto cobrou o pênalti, mas bateu mal, telegrafou o canto esquerdo chutou fraco e parou nas mãos de Sosa.
Como fica a tabela
Com o resultado, o Bahia mantém a segunda posição do Grupo B, com cinco pontos. O Independiente está na ponta, com dois pontos a mais, ou seja, o triunfo colocaria o Tricolor na ponta. Vale lembrar que se classifica apenas um em cada grupo de 4 nesta primeira fase.
Próximos jogos
O time profissional do Bahia volta a entrar em campo neste sábado, quando decide o título da Copa do Nordeste contra o Ceará. A partida, marcada para as 16h, será disputada no Casteão, em Fortaleza. Vale lembrar que o Tricolor perdeu o jogo de ida, em Pituaçu, por 1 a 0.