Um dia após promover uma aglomeração e dispensar o uso de máscaras no Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro acompanhou a posse do novo presidente do Equador, Guilherme Lesso, usando o ítem de proteção, na segunda-feira (24). Bolsonaro foi além e admitiu que ao não usar a máscara, estava “dando mau exemplo”.
Bolsonaro usou a máscara quase durante a totalidade de sua estadia no país sul-americano. Quando já estava no aeroporto de Quito, se despedindo, o presidente dispensou a proteção.
Ao ver que era o único desmascarado, Bolsonaro afirmou: “deixa eu botar máscara. Estou dando mau exemplo aqui.”
O presidente costuma desdenhar o uso de máscaras. Já questionou, sem apresentar provas, a eficiência da máscara como meio de proteção contra a contaminação pelo coronavírus, que provoca a covid-19.
Em solo nacional, o produto quase nunca é usado. Um exemplo ocorreu na última sexta-feira (21), quando o governo do Maranhão multou o presidente por não usar máscara e promover aglomerações durante um evento realizado em Açailândia, município localizado a 526 km de São Luís.
O valor da multa por infração sanitária será definido após a apresentação da defesa, que tem prazo para ocorrer em até 15 dias.
Correio