Será aberta nesta quarta-feira, 09, e segue até sábado, dia 12/06, a IV Feira de Plantas, em Conceição do Coité.
A Feira vai acontecer no Salão de Exposição que fica na Praça da Babilônia, em frente ao Centro Cultural das 08 às 18h. Desde a primeira edição a feira tem um carácter beneficente e um percentual das vendas colabora com as atividades do Projeto Santo Antônio de Música.
Cactus, suculentas e dezenas de plantas ornamentais fazem parte do acervo que vem da cidade de Olambra – SP.
A realização da feira neste ano coincidiu com uma data especial que tradicionalmente comercializa flores: o dia dos namorados. Pensando nisso, a OSA – Orquestra Santo Antônio vai revezar alguns músicos para executar canções ao vivo no local.
Neste ano a contribuição financeira do resultado das vendas das plantas será destinado ao Projeto Santo Antônio para pagar o conserto da van da Orquestra que pegou fogo em janeiro de 2020.
Os jovens músicos fizeram campanhas e movimentos nas redes sociais para conseguir levantar recursos com o objetivo de consertar o veículo que já faz mais de um ano que encontra-se parado.
Depois de lançar um videoclipe com a paródia da música Leilão para ser o tema da campanha, a orquestra conseguiu contato com a fabricante do veículo e recebeu um apoio. Certamente isso foi possível depois que a dupla César Menotti e Fabiano, que estouraram com esta canção em 2005, fizeram menção ao grupo nas suas redes sociais. Na voz de Luisinho da Fabilu e André Morais da Manto Azul, a música que embalou a campanha da Orquestra Santo Antônio contribuiu para arrecadar quase 10 mil reais. Porém, a IVECO ofereceu uma doação de 7 mil reais em peças, mas a orquestra ainda não conseguiu receber.
Link da música – https://youtu.be/llS_AGbaWH8
“Depois de ficar mais de um ano no pátio da oficina em Feira de Santana, a direção da orquestra preferiu consertar o veículo aqui mesmo na cidade (Coité), pois o custo é mais que 60% menor. O orçamento da própria IVECO para consertar o veículo foi no valor de R$ 60 mil reais”, disse o maestro Josevaldo Nim.
Para conhece detalhes da campanha de arrecadação da orquestra basta acessar o site da vakuinha online e contribuir: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/o-conserto-da-osavan
HISTÓRIA DA OSAVAN
Em 2013 a OSA realizou o sonho de ter uma van para viajar pelo Brasil levando arte e alegria através da música. Esse sonho foi possível graças ao apoio que a instituição recebeu do projeto Criança Esperança, através da UNESCO.
Na ocasião optaram por adquirir um veículo da marca IVECO, pois foi o que oferecia o melhor custo benefício.
“Mas, desde janeiro de 2020 não pudemos mais ligar o veiculo, pois, tiveram um incidente onde a van pegou fogo. Foi um susto muito grande. Algo realmente desesperador ao ver o sonho se queimar em meio a tanto medo de alguém se ferir. Eram 19 passageiros, lotação máxima, e com muito esforço dos músicos e pessoas que passaram no momento, conseguiram apagar o fogo e assim não perder totalmente a tão estimada van”, conta Nim.
Desde então a orquestra não sabe como fazer para consertar o carro.Por conta da pandemia todos os concertos musicais foram cancelados, bem como as atividades pedagógicas. Ou seja, tudo parou. Até a vaquinha online que foi iniciada passa por bastante dificuldades para arrecadar doações e reparar o veículo.
Carinhosamente chamada de OSAvan, fazendo referência ao nome da Orquestra Santo Antônio (OSA), os músicos guardam recordações de viagens como a Turnê Toca Luiz, onde percorreram todo o nordeste apresentando músicas de Luiz Gonzaga. Recordam também das primeiras viagens internacionais com destino a Portugal, depois EUA, México, Espanha e França. Quem sempre fez o trajeto de Coité até o aeroporto de Salvador foi a OSAVAN.
É a OSAvan quem faz todo o trabalho de logística no dia dia da instituição, onde atendem quase 200 crianças, adolescentes e jovens de baixa renda, oferecendo educação musical gratuita anualmente.
É a OSAvan quem proporciona transporte dos 15 jovens professores graduados e estudantes universitários em música para participar de festivais, cursos e formações pelo Brasil durante todo ano.
É a OSAvan quem ajuda a buscar professores de música que já vieram de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, e até da Itália.