A Bahia vai definir quatro ou cinco cidades de cerca de 50 mil habitantes para completar a imunização de 100% da população contra a Covid-19 com a vacina russa Sputnik V. Uma reunião da cúpula do governo do estado vai acontecer nesta segunda-feira (14) para analisar quais serão os municípios contemplados. A informação foi dada pelo governador do estado, Rui Costa (PT), durante coletiva hoje.
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, já havia sinalizado na semana passada que Salvador e as maiores cidades do estado não deveriam receber as primeiras remessas de doses da vacina Sputnik V. Segundo Vilas-Boas, o tamanho da capital baiana tornaria o processo de acompanhamento de efeitos colaterais mais difícil. Esse monitoramento foi uma das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para permitir o uso excepcional da vacina no país,
A estratégia do governo da Bahia foi acordada, segundo o governador, com outros estados do Nordeste, que devem adotar a mesma conduta.
Desta forma será possível analisar o comportamento e eficácia da vacina. Segundo Rui, a aplicação da Sputnik em 100% da população de algumas cidades vai possibilitar o levantamento de “números robustos”. “Até pra que os trabalhadores possam fazer relatórios, quando alcançarmos esse percentual em todas as cidades, qual é a consequência”, sinalizou o governador.
“No caso da Sputnik, eu devo definir hoje. A gente conversou entre os governadores do Nordeste, com esse lote pequeno, são 150 mil imunizados, porque são duas doses, 300 mil doses, nós devemos escolher quatro ou cinco cidades para imunizar 100% da população acima de 18 anos”, disse o governador Rui Costa.
Em todas a cidades da Bahia já há parcela da população vacinada com as vacinas CoronaVac, Oxford e Pfizer. A campanha de vacinação contra a doença foi iniciada em 19 de janeiro na Bahia e vem contemplando grupos prioritários conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), elaborada pelo Ministério da Saúde.
O município de Bonito foi o que mais vacinou sua população em toda a Bahia, segundo o secretário Fábio Vilas Boas. Ele aponta que, de acordo com dados colhidos pela pasta até quarta-feira (9), 83% das pessoas, considerando o público-alvo habilitado para vacinação, já receberam a primeira dose na cidade.
Fonte: Bahia Notícias