Dois, dos 20 municípios que compõem o território do sisal registram óbitos em seus boletins epidemiológicos coronavírus de sexta-feira, 18.
A Secretaria de Saúde de Tucano lamentou as mortes de um morador da sede do município de 47 anos, que havia dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caldas do Jorro no dia 08 de junho e diante da gravidade do seu quadro de saúde foi regulado e transferido para o Hospital Espanhol, em Salvador, mas não resistiu.
E de uma mulher uma mulher de 59 anos moradora de Caldas do Jorro. Ela deu entrada na UPA local no dia 12/06, dois dias depois conseguiu transferência para o Hospital Couto Maia também na capital do estado onde foi a óbito.
Com as duas mortes Tucano agora é o segundo município com mais mortes pela Covid-19, 49 no total. Serrinha tem 84 está a frente. Araci que há meses vinha em segundo agora é terceiro com 48 óbitos, Coité é o quarto com 41 e Monte Santo em quinto com 40.
Quando o assunto é taxa de letalidade Monte Santo aparece em primeiro, mesmo com a menor quantidade de casos tem 2,56% de T.L, Tucano que tem a segunda menor quantidade casos é o segundo com maior taxa (1,71%), Araci em terceiro (1,45%) Serrinha 1,25% e Coité 0,52%.
Outro município que registrou morte em seu boletim foi Nordestina e chegou a 26 no total. É o maior em taxa de letalidade entre todos municípios. São 701 casos registrados e a taxa está muito alta 3,70%. Ou seja, de cada 27 infectado um morreu.
Mas se depender do ritmo de vacinação Nordestina será, se não o primeiro, um dos primeiros a reduzir internamentos e óbitos por covid-19 no futuro próximo, pois, já vacinou mais de cinco mil pessoas para uma população de aproximadamente 13 mil.
Nordestina tem um público vacinado com a primeira e segunda dose em torno de 23%, o Brasil está com pouco mais que isso na primeira dose e na segunda ainda não alcançou os 12%.