A feira-livre de Aramari, município localizado no território litoral norte agreste baiano, que acontece aos sábados, foi totalmente requalificada com a chegada de 50 barracas padronizadas e 50 kits da campanha Viva Feira & Feira Segura. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e os feirantes foram cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O ato aconteceu na manhã de sábado, dia 24.
O prefeito Fidel Carlos Souza Dantas (PP), ao lado dos vereadores, secretários e do deputado Alex da Piatã (PSD), percorreu toda a feira, conversou com os feirantes e disse ao CN que percebeu o quanto os ambulantes, além das pessoas que faziam feira, ficaram alegres com esta ação.
As barracas metálicas são identificadas por localidade e separadas por tipos de produtos a ser comercializado, para que os agricultores familiares e pequenos produtores tenham maior facilidade na comercialização de seus produtos, com um preço mais acessível, através da venda direta ao consumidor.
“Esta ação visa, dentre tantos benefícios, oferecer melhores condições e incentivos para a agricultura familiar, outro detalhe importante, são as barracas de metal, mais higiênico e contribui para a conservação dos alimentos”, falou o deputado Alex da Piatã.
Além das barracas, o deputado Alex da Piatã lembrou que foram entregues kits da campanha Viva Feira & Feira Segura contendo máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folheto que explica a ação e informa os cuidados que os feirantes devem ter ao participar das feiras livres.
Um das beneficiadas, Maria do Carmo Conceição Santos, moradora no Assentamento Fábio Santos, na antiga estação da EBDA, em Aramari, falou ao CN que começou em 2015 a vender seus produtos na feira-livre e considera um espaço muito importante, pois trabalha durante a semana e aos sábados vem comercializar a produção. “Antes a feira era complicada e hoje a história é outra. O agricultor trabalha em um local limpo e organizado”, falou Mariazinha, como é conhecida a assentada.