O deputado estadual Alex da Piatã (PSD), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa da Bahia, em vídeo publicado em suas redes sociais, chamou atenção para o risco que a população de Conceição do Coité corre: do Hospital Português Unidade Regional, antigo Hospital Velho, fechar as portas, segundo ele por culpa da prefeitura.
De acordo com o político, as medidas estudadas pelo prefeito coiteense de transformar a saúde municipal em plena pode colaborar com um colapso que interfere não só na cidade, como na região do Sisal.
No vídeo, Alex explica que hoje os recursos são divididos: o município recebe para cuidar da atenção básica e os atendimentos de média e alta complexidade – encaminhados para os hospitais para cuidar, por exemplo, de cirurgias – ficam a cargo do Estado. A atual gestão municipal quer ficar responsável por toda essa demanda e receber 100% dos recursos. O assunto foi abordado durante uma conversa do pessedista com o deputado federal Zé Neto (PT), o presidente da Câmara, vereador Betão Gordiano (PT), e demais lideranças no último sábado, 31.
“Vou dizer que sou contra, pois esse recurso que vem hoje é dividido uma parte para o municipal e outro para o Português Unidade Regional. Eu temo que o gestor tirando o Português da maternidade ele passará a ter prejuízo e isso passaria a ser bancado pelo município e não pelo Português. E o meu medo, e de todos coiteenses, é que ele retire também os recursos que estão aplicados para sobrevivência do Hospital Português Unidade Regional, e tirar isso para o Municipal, pois se assim ele fizer o hospital fecha as portas. Imagine o prejuízo para Coité e toda região?”, questiona ao tempo que critica a eventual medida.
O deputado estadual complementa e pede uma ampla discussão sobre o caso. “Isso é um risco grande. Se esse recurso for retirado de lá, o hospital fecha. A gestão municipal nunca colocou um centavo do recurso municipal na unidade regional, é mantido pelo Português e pelo Governo do Estado. Quero alertar a população coiteense e todos os vereadores que possam fazer essa discussão para não corrermos o risco da saúde ser plena, o recurso ser tirado e o Português fechar”.
Alex da Piatã foi secretário de Saúde de Coité na primeira gestão do prefeito Assis de quem foi vice-prefeito. Eleito deputado estadual em 2014 presidiu a Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa, conhecedor dos trâmites tanto em nível municipal quanto estadual.