O Calila Notícias esteve em Monte Santo na última quarta-feira, 11, para registrar a visita do governador Rui Costa que tinha extensa agenda no Altar do Sertão a começar por Pedra Vermelha, maior distrito do Município.
O governador destinou para Monte Santo o ‘montante’ em torno de R$ 125 milhões, uma boa grana, neste total está incluso o dinheiro para reforma da BA 220 que liga Monte Santo a Euclides da Cunha.
O quadro ‘poucas e boas’ são assuntos diversos que ocorrem em determinado evento e que não aparecem na reportagem principal e o CN sempre com Valdemí de Assis e Raimundo Mascarenhas ficam ligados nos ‘assuntos extras’.
Aeroporto
Começamos falando do avião que aterrizou no campo de pouso da cidade por volta das 10h e desceu tanto deputado que parecia que estavam chegando para Romaria de Todos os Santos. Pessoas aguardaram até o último ocupante pensando que seria o governador, mas não, ele chegou cerca de 1 hora depois de helicóptero em Pedra Vermelha. O tempo tava aberto, céu azul, diferente de segunda-feira, 10, quando a neblina impediu a descida das aeronaves.
Marcinho – No grupo de pessoas formado por lideranças políticas locais e da região aguardando a chegada do governador Rui Costa estava o empresário e pré-candidato a deputado estadual Marcinho Oliveira que também foi vice-prefeito de Santaluz entre 2017 e 2020 e sua presença causou certo impacto, pois, além de ser um dos primeiros na região a publicar uma foto ao lado de Bolsonaro e ter acompanhado o deputado estadual Elmar Nascimento do Democratas principal adversário do PT de Rui, fez questão de se dirigir ao líder petista para apertar sua mão. Marcinho esteve sempre ao lado do prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro que é do partido de Ciro Gomes (PDT). O prefeito tinha motivos, pois, Euclides recebia beneficio para recuperar rodovia e também comunidades abastecidas com água encanada. A partir daquele aperto de mão, Marcinho acompanhou a comitiva até a escola onde aconteceu os discursos e viu o governador assinar vários ordens de serviços.
Marcinho II – A função do repórter é tirar dúvidas, informar a população e Raimundo Mascarenhas que também já tinha sido questionado se sabia o motivo da presença de um pré-candidato tido como de oposição ao Governo, fez a pergunta diretamente a ele que respondeu muito tranquilo e sem arrodeio. Segundo Oliveira estava acompanhando os prefeitos onde tem base de sustentação, a exemplo de Luciano (Euclides): Marcos Lobo (Uauá) Jorge Andrade (ex-prefeito de Monte Santo); e que jamais poderia deixar de participar de um evento institucional. “As eleições só vão acontecer no ano que vem, ninguém sabe o que vai ocorrer até lá, tenho um alinhamento sim com deputado Elmar Nascimento, grande amigo, grande parceiro, mas a questão de filiação partidária só vamos analisar isso a partir de abril do ano que vem, quando devemos tratar a política partidária como deve ser. Até então a gente está vendo e tem que parabenizar o governo do estado pelas ações que vêm fazendo em Monte Santo, isto é fato”, explicou e continuou Marcinho: “A política não pode ser levada de forma radical e a gente visa muito a política que leve o bem, desta forma não podemos agir de forma radical, até porque não temos posição definida ainda sobre o que vai ocorrer na eleição do ano que vem, como eu falei, tenho alinhamento com Elmar Nascimento, meu líder político, mas por outro lado precisamos analisar também nossos amigos prefeitos que nos dão apoio”, concluiu.
“Procissão” – Na terra de Todos os Santos, o governador Rui Costa voltou ao Distrito de Pedra Vermelha cinco anos depois. No dia 29 de junto de 2016, Rui caminhou numa “verdadeira” procissão para entregar uma UBS, a estrada e autorizou as obras que foram entregues na quarta-feira, dia 11. A diferença foi à quantidade de pessoas, em 2016 foi maior, pois, não tinha pandemia. Agora também teve uma quantidade considerada grande e acabou aglomerando, mas foi visto a grande maioria das pessoas usando máscara e na escola álcool em gel em toda parte. Por falar em pandemia, Monte Santo que sofreu muito com aumento de casos chegando a ter mais de 250 casos ativos, nos últimos dois meses vêm e queda, na quarta-feira dia 11, tinha menos de 10 ativos.
Prefeita usou vermelho – A prefeita recebeu o governador Rui Costa com um vestido vermelho. Talvez para homenagear três partidos que fazem parte de sua base e tem a cor padrão, ou seja, o PSB de Marcelo Nilo que predomina também o amarelo, o PT de Rui Costa. O PCdoB que também faz parte do Governo é vermelho. O PSD que faz parte e tem a vice-prefeita Itácia é de cor azul e amarelo, mas para ninguém se sentir desprestigiado, no fim do evento Silvana trocou de roupa e ‘vestiu o branco da paz na hora do almoço.
Público limitado – Os seguranças do governador limitaram o acesso das pessoas na área interna do colégio e só tinham acesso aquelas que estavam com as pulseiras O agricultor Manoel Brito de Souza, 48 anos, morador na Comunidade de Lagoas das Pedras, a 49 km de Pedra Vermelha, segurava uma bandeira da Silvana Matos utilizada com peça de campanha em 2020. Ele disse ao CN que saiu de casa ás 07h e só chegou a Pedra Vermelha ás 09h. Ele aglomerou junto a outras pessoas na grade maior da escola e assistiu ao evento e só conseguiu acesso a área interna no começo da fala do governador. Quando Rui relatava as obras que estavam sendo autorizadas, ele gritou: “E cemitério governador”. Rui respondeu: “A prefeita faz, porque eu não posso vir inaugurar”.
Veja as cobranças de pênaltis para inaugurar a quadra poliesportiva e tire suas conclusões
No meio futebolístico os especialistas dizem que conhece o craque de bola no arriar das malas, se eles estivessem em Monte Santo para avaliar os políticos pela forma como batem na bola e tivesse de indicar para assumir a vaga do executivo ou legislativo certamente nenhum teria vaga. Se tornou tradição em evento com o governador ele se dirigir para quadra esportiva e inaugurar cobrando pênalti, ele primeiro assiste a cobrança e por último faz a dele.
No poucos e boas a gente registra também o momento não bom quando o ex-prefeito Jorge Andrade passou mal e precisou ser amparado pelas pessoas. O locutor chama as autoridades para compor o espaço criado para assinatura das ordens de serviço e quando ele se deslocava desmaiou. Foi levado para o auditório do colégio onde esteve acompanhado pela família, de modo especial sua filha Itacia Andrade vice-prefeita e enfermeira de profissão que disse que foi alteração na pressão arterial por não ter tomado um dos remédios e que minutos depois ele estava bem.
Na terra de todos os santos, tem votos para todos os deputados – O PT, PCdoB, PSD e PSB, fazem parte do governo de Silvana Matos e na terra de todos parece que votos para todos os deputados. Mesmo Silvânia não citando nomes dos deputados estaduais durante o ato, ela deixou claro ao dizer que “Marcelo Nilo é nosso federal e aqui estão os nossos estaduais”. Estavam lá Marcelinho Veiga (PSB) e Alex da Piatã (PSD), que devem receber o apoio de Silvânia. Kátia Bacelar e Marcinho, ambos sem mandatos, vão receber o apoio da família Andrade liderado pelo Queridinho. Fátima Nunes será apoiada por uma ala do PT. Olivia Santana será votada pelo PCdoB. O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes também na fila só que para federal e deve ser votado por todos do PT. Há quem garanta que é difícil a convivência harmônica nesta divisão quando a campanha esquentar em setembro do próximo ano com tanta divisão dentro de um governo.
Marcelo disse que é possível – O deputado federal Marcelo Nilo (PSB), acredita que isso é possível manter a união por conta da habilidade da prefeita. Contou isso baseado na eleição da Câmara de Vereadores em 1º de janeiro deste ano. Na eleição de novembro de 2020 foram eleitos apenas 05 vereadores pela coligação de Silvãnia, ou seja, Wllams Alves (PSD), Berguinho (PSD), Marcos Pachequinho (PCdoB), Nigerfson Barbosa (PCdoB) e Bira do Valtinho (PSB), atual presidente da Câmara de vereadores. Marcelo Nilo comemorou a adesão de mais cinco e base da situação ficou com dez dos quinze vereadores que compõe o poder legislativo. Marquinhos do Lêu, Goré, Dominguinhos e Batista, todos do PSC e Paulina do DEM, “pularam” para o lado da Prefeitura e como prêmio os ex-aliados do ex-prefeito Vando (PSC), ganharam a secretaria de saúde que tem como chefe da pasta a enfermeira Imaizara dos Santos Silva, irmã do vereador Marquinhos do Lêu. “O combinado nem é caro e nem barato, parece que tinha uma combinação antes da eleição para a Secretaria de Saúde ter outro destina e isso tem causado certo constrangimento dentro do grupo liderado pela socialista.