O Município de Monte Santo no território do sisal durante essa pandemia viveu maus momentos com aumento de casos e de mortes pelo novo coronavírus, no entanto, nas últimas semanas tem conseguido reduzir consideravelmente os casos ativos, mas ainda assim não pretende ‘baixar a guarda’ e o fato de ter apenas 10 casos ativos a prefeita Silvânia Matos (PSB) assinou um decreto que permite o funcionamento de bares somente até às 23h, toque de recolher de 0h às 05h e a proibição de utilização de som automotivo e paredões.
O decreto pode ser motivado depois que repercutiu alguns cards convocando a população para encontros de paredões em Horizonte Novo. A convocação atingiu a parte da população da comunidade que se preocupa com o crescimento da covid-19 novamente e da mesma forma pediu o apoio da imprensa, vigilância sanitária e autoridades constituídas no intuito de coibir esses encontros nos finais de semana.
O novo decreto praticamente elimina qualquer possibilidade da realização do evento em Horizonte Novo ou qualquer outra comunidade rural ou na sede que tinha pretensão de promover festas, já que está proibido funcionamento de bares até às 23h, toque de recolher e proibição de som automotivo e paredões.
Desde o começo da pandemia Monte Santo registrou 1.858 casos, destes, 1.799 estão recuperados, 49 morreram e no momento tem 10 casos ativos, nenhum hospitalizado.
A taxa de letalidade em Monte Santo está em 2,63% uma das mais altas entre os 20 municípios do território do sisal, mais alta que a taxa do estado da Bahia com 2,16%, mais alta que a taxa do Nordeste 2,43%.
Para se ter uma ideia da necessidade de manter os cuidados, para cada 37 monte-santense infectado um perdeu a vida. Em Conceição do Coité que tem mais casos registrados na região é uma morte para cada 188 infectados.