Quatro jogadores da seleção da Argentina fizeram declarações sanitárias falsas no formulário de entrada no Brasil. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste domingo (5).
Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia são os países com restrição e viajantes que estiveram nos locais nos últimos 14 dias estão proibidos de entrar no Brasil. Os quatro argentinos jogam em clubes ingleses (Emiliano Martínez no Aston Villa, e Cristian Romero e Lo Celso, no Tottenham).
Segundo a Anvisa, os jogadores em questão declararam não ter passagem por nenhum dos quatro países com restrições nos últimos 14 dias. Os viajantes chegaram ao Brasil em voo de Caracas/Venezuela com destino a Guarulhos. Porém, notícias não oficiais chegaram à Anvisa dando conta de supostas declarações falsas prestadas por tais viajantes.
Em nota, a agência disse que diante da confirmação de que as informações prestadas pelos viajantes eram falsas, comunicou o fato à Polícia Federal para que “as providências no âmbito da autoridade policial sejam adotadas imediatamente”.
A Anvisa considera, ainda, a situação com risco sanitário grave, e por isso orientou às autoridades em saúde locais a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro, nos termos do art. 11, da Lei Federal nº 6437/77.
Brasil e Argentina se enfrentam na Neo Química Arena, em São Paulo, pelas eliminatórias da Copa do Mundo.
Fonte: Bahia Notícias