Uma cerimônia as margens da BA 504, a 03 km da cidade de Aramari, localizado no território Litoral Norte e Agreste Baiano, na tarde de segunda-feira, dia 06, data comemorativa aos 60 anos de emancipação do município, marcou a assinatura da ordem de serviço para construção do Pólo de Desenvolvimento Sustentável. O Pólo faz farte do Plano Municipal de Desenvolvimento proposto pelo prefeito Fidel Dantas (PP) através de um projeto de lei encaminhado a Câmara de Vereadores e aprovado de forma unânime.
O prefeito lembrou que foi criado um grupo para a elaboração do PNDE, coordenado pelo secretário de Finanças, César Cardoso, surgindo à ideia do PDS que transformado em lei foi iniciado o trabalho para sua materialização. “O pólo ocupará uma área de 57 hectares, no Bosque Verde (local), com água e energia bem próxima. Mesmo antes deste ato, já era grande a busca por espaço por parte dos empresários”, falou Fidel.
O prefeito disse que este PDS é o sonho da retomada do desenvolvimento, chegada de mais emprego e renda, fato visto quando a estação de ferroviária inaugurada em 1880 e seu pátio ficam as oficinas da Viação Leste Brasileiro, há muitas décadas desativadas. “Tínhamos aqui a segunda oficina de trens da América Latina”. Lembrou o progressista.
Fidel fez a leitura de aproximadamente 25 empresas e na maioria, pelo menos um dos sócios estava no evento, que já manifestaram interesse em construir seus galpões ou outras construções, a exemplo de um motel e a sede do Atlético Clube de Alagoinhas. “Vamos oferecer terreno, arruamento, energia e água, porém queremos apenas uma coisa: Que 70% dos empregos sejam para pessoas que morem em Aramari”, falou o prefeito direcionando a mensagem aos empresários.
Curtas
Padre pediu um banco – O padre José Braz Ferreira Sobrinho, recém chegado ao município, parabenizou a ideia da construção do Pólo, mas disse que se fazia necessário um banco na cidade. “E agora, mas do que nunca, não podemos deixar o movimento financeiro sair daqui (Aramari)”, falou padre Braz enquanto benzia a área do pólo.
Deputado Alex da Piatã foi rápido – Enquanto o padre Braz pedia empenho para que um banco fosse para Aramari inclusive sugeriu uma Cooperativa de Credito, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD), já mantinha contato com representantes das cooperativas de créditos e uma delas, Ascoob/Sisal, com sede em Serrinha, demonstrou interesse e irá marcar uma conversa com o prefeito para iniciar o diálogo. O parlamentar parabenizou a equipe de trabalho da prefeitura e disse que Fidel é um técnico e soube escolher. O parlamentar elogiou o governador Rui Costa e em especial pela construção de um colégio que será o melhor da região.
Dois federais – De grupos opostos nos cenários federal e estadual, Paulo Azi (DEM) e Marcelo Nilo (PSB), sentaram juntos e trocaram elogios em suas falas. Eles se uniram quando o assunto foi o desenvolvimento de Aramari, onde os dois são votados pelo grupo liderado por Fidel Dantas. O deputado Socialista estadual Marcelinho Veiga, também participou do evento.
Jovens vão ficar em Aramari – O deputado federal e presidente estadual do DEM, Paulo Azi, destacou outra vantagem do PDS, que é manter às famílias unidas. “Na busca do emprego, os jovens vão para outras cidades na busca de trabalho e muitos deles não voltam mais para Aramari.
Jaca disse que a melhor noticia foi à construção de um motel – O aposentado Girmaldo Souza Pinto, 67 anos, conhecido com Jaca, pai de 03 filhos, natural de Aramari, mas residente em Alagoinhas, disse que o povo de Aramari estava precisando de um motel e garantiu que será cliente vip. Ele garantiu ao prefeito que irá usar pelo menos duas vezes por semana.
Localização – O prefeito Fidel ao descerrar a placa disse que a localização do PDS foi fundamental e contou com a boa vontade da Brasel, que permitiu a desapropriação de forma administrativa. “Estamos a cinco minutos de Aramari e a cinco de Alagoinhas, perto da BR 101 e da 116/Norte. Não tenho dúvida que dentro de três anos, no máximo esse local estará bem diferente”, concluiu Fidel Dantas.
Cidade estratégica para a região – Para o deputado estadual Marcelinho Veiga, Aramari é também uma cidade estratégica para a região agreste da Bahia. Ele aponta o pólo comercial como um dos setores mais importantes e que ajuda no desenvolvimento do município.