Está sendo realizado a I RECITEC – Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia, entre os dias 13 e 16 de setembro. Durante o evento, vários temas importantes estão sendo discutidos, através de várias oficinas, mesas redondas e palestras diversas. Além disso, está acontecendo algumas exposições.
Na quarta-feira,14, Ismael Ferreira, representando a APAEB, participou de uma mesa redonda sobre sisal, quando foram discutidos vários assuntos de interesse dos produtores e trabalhadores. Nessa mesa redonda, participaram também Afonso Peche Filho, pesquisador da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios de Engenharia e Automação do IAC – Instituto Agronômico de Campinas e Claudio Alves, também pesquisador da APTA, além da professora Ana Cristina, da UFRB, moderadora da mesa. Estavam presentes técnicos da Fundação APAEB, alunos das EFAs da região, além de alunos da Escola Técnica de São Domingos.
Além das conversas sobre pesquisas, produtividade, maior aproveitamento do sisal, discutiu-se também as possibilidades de novos equipamentos de desfibramento, como também briquetadeira, equipamento que permite aproveitar todos os restos para fazer briquetes, para uso na geração de energia.
Perspectivas e Possibilidades do Empreendedorismo na Bahia e discutido pela UNIFACS
Entre os dias 13 e 16 de setembro, a UNICAFS de Feira de Santana esta realizando evento sobre as Perspectivas e Possibilidades do Empreendedorismo na Bahia. Ismael Ferreira, empreendedor social reconhecido pela ASHOKA, AVINA, SCHWAB FOUNDATION e outras instituições foi convidado a participar do evento e falar sobre o assunto, com foco na experiência da APAEB Valente.
O evento conta com a participação de muitas outras pessoas, que falaram sobre Economia Solidária, a exemplo do professor Ildes Ferreira. Alunos da UNICAFS e convidados estão participando desse evento, de fundamental importância para despertar junto à população, a importância de discussão de temas dessa natureza.
Alguns professores da UNICAFS já conhecem bem a APAEB e costumam trazer alunos para conhecer uma experiência concreta de empreendedorismo social, que funciona há mais de 30 anos.
Informações: folha da apaeb