Um avião da Azul precisou ficar parado na pista do aeroporto de Salvador depois que, por engano, a tripulação acionou um código no transponder que indicava ter ocorrido sequestro da aeronave. Em nota, a empresa esclareceu que foi apenas uma “falha operacional”. O voo fazia a rota Campinas-Salvador.
O transponder é um aparelho instalado nos aviões que responde a sinais de rádio emitidos por outras fontes com a identificação da aeronave e um código sobre seu status de voo. O código 7500 indica “apropriação ilícita da aeronave” e é usado em situações de sequestro.
“A Azul esclarece que, por uma falha operacional, o código que indica apropriação ilícita da aeronave foi acionado durante um voo que seguia de Campinas para Salvador na noite de hoje (28)”, diz a nota.
“Após o pouso, o avião foi submetido a um protocolo de segurança da companhia e do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), que não identificou riscos para a segurança do voo. A companhia lamenta eventuais aborrecimentos causados a bordo e destaca que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações.”
Um trabalhador do aeroporto disse ao Calila Notícias que o pânico não foi maior porque as pessoas que estavam no aeroporto esperando passageiros do voo, tranquilizaram os familiares pelo celular que não havia nada demais, que a informação do ocorrido já havia sido passada pela tripulação.
Durante todo tempo que o avião permaneceu no fim da pista de pouso, ficou suspensa novos pousos e decolagens, alguns aviões tiveram que pousar em Aracaju.
R7/CN