Após idas e vindas, o Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia, definiu na noite de quinta-feira, 10/03, o nome do secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, como pré-candidato ao Governo da Bahia.
Segundo publicação do jornalista Dimas Roque, a definição ocorreu durante um reunião que teve a participação do governador Rui Costa, tido como ‘padrinho da candidatura’.
Nas últimas três semanas a Bahia viveu um frenesi politico com as idas e vindas de nomes que poderiam vir a ser postulantes ao governo. Primeiro foi o ex-governador Jaques Wagner que trabalhou para ser o escolhido do grupo, mas surpreendeu a todos quando em uma reunião com o ex-presidente Lula declinou.
Foi quando mantiveram conversas e chegaram a anunciar Otto Alencar (PSD) para a vaga, mas uma semana depois do suposto acordo ruiu mais uma vez e o senador avisou que não toparia a empreitada e que prefere ser novamente candidato ao cargo que ocupa hoje.
Enquanto tudo isso acontecia, o PT buscava definir um nome do próprio partido. Foram apresentados o da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, e do atual secretario da SEC Jerônimo Rodrigues, sendo ele o escolhido para concorrer a sucessão de Rui.
Rodrigues foi único dos três cogitados para disputa do Governo a marcar presença em Biritinga na manhã de quarta-feira, 09, na viagem de número 800 de Rui ao interior. Na ocasião o Calila Noticias publicou uma matéria que o mesmo chegou a cidade com ‘pinta’ de pré-candidato.
Ainda segundo Dimas, “se nada mudar, de hoje até o dia 13, a chapa completa será anunciada com a presença de Lula.