Um menino de 11 anos ficou gravemente ferido no rosto após ser atingido por uma espada, tipo de fogos de artifício a base de cano de bambu e pólvora –, na noite de segunda-feira (13), na cidade de Cruz das Almas, Recôncavo Baiano.
A criança ficou ferida em uma disputa de espadeiros, como são chamadas as pessoas que soltam as espadas. Ainda não há detalhes sobre as circunstâncias em que o garoto foi atingido. Ele foi socorrido e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Segundo o g1, por causa da gravidade dos ferimentos, a vítima foi levada para o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, cidade que fica a cerca de 50 km de Cruz das Almas, onde foi constatado a perda de 11 dentes e precisou passar por duas cirurgias. Seu estado de saúde é estável.
Ainda de acordo com a secretaria, a criança está sob a tutela do Conselho Tutelar, por situação de vulnerabilidade.
As guerras de espada são uma tradição no Recôncavo Baiano, mas foram proibidas em Cruz das Almas em 2011, com base no Estatuto do Desarmamento, instituído em 2003, por causa do risco à vida.
Além disso, legislação estadual prevê que fabricar, possuir e soltar espadas é crime, cuja pena pode chegar até seis anos de prisão.
CN | g1/BA