O Esporte Clube Jacuipense faz campanha relativamente boa no Campeonato Brasileiro da Serie D, esteve muito mais tempo no G4 do Grupo 4 que fora, aliás, a palavra fora cai bem quando se refere a soma de pontos jogando longe de Riachão, oito, enquanto em casa, diante de sua torcida somou apenas seis pontos.
Na tarde deste domingo, 19, o Leão do Sisal foi até Recife o no Estádio do Arruda enfrentou o Santa Cruz cok mais de 20 mil torcedores, em jogo válido pela 10ª rodada e se deu bem, venceu o duelo por 2 a 0, gols marcados por Thiaguinho e Branquinho, um em cada tempo.
O jogo
Primeiro tempo – A estratégia do Jacuipense de jogar no contra-ataque deu certo. Em uma das raras investidas da equipe baiana à meta de Jefferson, gol. Thiaguinho recebeu lançamento nas costas de Alemão, avançou e tocou no canto do goleiro, abrindo o placar no Arruda. Após a desvantagem, o Santa Cruz criou oportunidades, mas sem aproveitá-las – de tentativa de bicicleta de Hugo Cabral batendo do lado de fora da rede do Jacupa à chance clara perdida por Raphael Macena, frente a frente com Mota. No fim, o time saiu mais vaiado que aplaudido pelos 20 mil tricolores presentes.
Segundo tempo – O Santa Cruz voltou mais solto, ocupando bem mais o campo de defesa do Jacuipense, mas igualmente encontrou dificuldades para ser criativo. Mesmo assim, o time seguiu martelando e quase empatou com gol contra de Renato. Minutos depois, o balde de água fria: gol do Jacupa. Newton bagunçou a defesa do Santa Cruz e tocou para Robinho ampliar. A partir daí, o Santa Cruz se lançou ao ataque, com direito a bola na trave de Alemão, chances perdidas de Raphael Macena e finalização à distância de Lucas Silva. Não conseguiu furar o bloqueio dos baianos.
Tabu ampliado do Jacupa
O retrospecto recente entre Santa Cruz e Jacuipense tem mostrado larga vantagem do clube baiano em cima dos pernambucanos. Na história, seis jogos foram disputados entre as equipes, com três empates e três vitórias do Leão grená – inclusive, nesta Série D, o Jacuipense havia vencido o Santa Cruz no primeiro turno, em Riachão do Jacuípe, pelo mesmo placar.
Como fica
Um resultado com dois pesos diferentes. Para o Santa Cruz, derrotado, representa a queda para a quinta posição, deixando o G-4 com 12 pontos somados – a um do primeiro time que abre o grupo, a Juazeirense. Ao Leão grená, o salto para a terceira posição. Os baianos somam 14 e estão a quatro do líder ASA.
O Leão do Sisal agora depende apenas de si para permanecer no grupo que se classifica para a próxima fase, tem pela frente quatro duelos, o primeiro contra a Juazeirense que está na quarta colocação, jogo no próximo sábado no Adauto Morais, depois recebe o Atlético de Alagoinhas que está em penúltimo lugar do grupo, depois recebe o CSE que está em sexto lugar em casa, o time alagoano está atualmente em sexto lugar e encerra fora de casa contra o Sergipe que fechou esta decima rodada na lanterna.
Veja que os quatro jogos pela frente nenhum está com pontuação acima do Leão, o que teoricamente pode se pensar em classificação entre os quatro e quem sabe lutar pela liderança.
Redação CN | ge