Vitória e Botafogo-SP caminhavam para um empate sem gols quando, aos 44 minutos do segundo tempo, o zagueiro Marcel, de cabeça, balançou a rede e decretou o triunfo do Pantera por 1 a 0 no Barradão, em Salvador (BA). A partida foi válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.
A partida teve mais transpiração do que inspiração, mas ambos até chegaram a criar oportunidades para vencer. No fim, prevaleceu o Tricolor de Ribeirão Preto, após bonita jogada de Tárik, que deu a assistência para Marcel fazer o gol da vitória. O resultado acalma os ânimos no clube paulista e amplia a má fase do Leão da Barra.
1º Tempo
Tentando aproveitar o mando de campo, o Vitória teve mais posse de bola e buscou dominar as ações, mas pecou no último passe. Enquanto isso, o Botafogo se defendeu bem, e quando foi ao ataque, teve as melhores chances para abrir o placar. Principalmente em finalizações de fora da área com Bruno Michel e Tárik, obrigando Lucas Arcanjo a fazer duas defesas.
2º Tempo
A volta do intervalo mostrou o Botafogo posicionado para o contragolpe, enquanto o Vitória teve a posse de bola. Os donos da casa até conseguiram algumas boas finalizações, com Rafinha e Luidy, mas não chegou ao gol. O Pantera, quando teve a bola, levou perigo. Xuxa teve um arremate por cima de Arcanjo. No fim, Tárik, na raça, começou uma boa jogada pela direita, a bola voltou a ele, que levantou na cabeça do zagueiro Marcel. Bem colocado, o jogador só desviou de cabeça e deu a vitória ao Tricolor no Barradão.
Em alta
Após duas derrotas e um empate, o técnico Paulo Baier, enfim, conquistou seu primeiro triunfo com o Botafogo. O time subiu para a 12ª colocação, com 14 pontos, e agora está a dois pontos do G-8, a zona de classificação à segunda fase da Série C.
Em baixa
O time de Fabiano Soares completou três rodadas sem vencer e está cada vez mais próximo de entrar na zona de rebaixamento da Série C. Com 11 pontos, o Vitória torce por tropeços de Altos-PI e Floresta-CE para não entrar no temido Z-4. No momento, o Leão é o 15º colocado.
No próximo sábado o Vitória vai ter uma difícil missão de frear a boa acensão do Altos que joga diante de sua torcida no Piauí. A equipe que ficou por várias rodadas na zona de rebaixamento, nos últimos 4 jogos venceu 3 e empatou 1.
Treinador demitido
Fabiano Soares não é mais o técnico do Vitória. A demissão do treinador ocorreu na noite deste domingo (19), após a derrota por 1×0 para o Botafogo-SP, no Barradão, em jogo válido pela 11ª rodada da Série C do Brasileiro.
“Infelizmente as coisas não estão acontecendo como a gente previa. Os resultados não são bons. Nós precisamos tomar alguma ação que mude o caminho do Vitória e, portanto, nós decidimos, junto à diretoria, pelo desligamento do Fabiano Soares”, afirmou o executivo de futebol do Vitória, Rodrigo Pastana, em pronunciamento realizado pouco depois do apito final do jogo.
Fabiano Soares foi o terceiro treinador a comandar o Vitória na temporada. Respaldado por Rodrigo Pastana, ele chegou à Toca do Leão em abril, para ocupar o cargo que antes tinha sido de Geninho. Dado Cavalcanti foi o primeiro técnico a treinar o elenco.
Soares deixa o clube após nove jogos e um aproveitamento de 40,7%. Foram três triunfos, dois empates e quatro derrotas. Ele assumiu o time depois da 3ª rodada da Série C, na 18ª posição, sem pontuar. Atualmente, o Vitória é o 16º colocado, com 11 pontos, a um da zona de rebaixamento. A distância para o G8 é de cinco pontos.
“Agradeço a todos e mais uma vez eu queria pedir desculpas à nossa torcida, que realmente vem contribuindo, apoiando e não merece infelizmente o que nós estamos construindo. Nós precisamos mudar o nosso caminho e vamos tentar através da troca de treinador”, reafirmou o gestor, que não citou possíveis nomes a serem contratados para a continuação do trabalho na Série C.
Novo treinador já foi anunciado
O Vitória já tem um novo treinador. Trata-se de João Burse, que tem passagens pelas categorias de base do rubro-negro e também atuou na equipe profissional, na temporada 2018, quando assumiu após a saída do técnico Vagner Mancini por dois jogos, mas não conseguiu evitar o rebaixamento para a Série B do Brasileirão. O último trabalho dele foi no Cianorte-PR, clube em que atuou durante dois anos.
Burse, 40 anos, chega para assumir o lugar de Fabiano Soares, demitido após a derrota de 1×0 para o Botafogo-SP.